Pescadores estavam no mar antes da aparição dos tubarões

O vídeo com quatro tubarões próximos da areia foi feito após pescadores deixarem a Praia da Conceição, em Fernando de Noronha

ter, 15/02/2022 - 13:56

O vídeo que mostra tubarões na beira da praia foi registrado momentos depois de pescadores artesanais de Fernando de Noronha deixarem o local. O LeiaJá já havia desmentido a fake news que situava a aparição dos predadores na praia de Boa Viagem.

A reportagem conversou com o autor do registro que confirmou que as imagens foram feitas no último dia 8, às 18h53, perto do Bar do Meio, na Praia da Conceição.

O empresário recifense Alexandre Barbosa filmava nativos pescando um cardume de sardinhas quando se surpreendeu com a chegada dos tubarões.

"Um pouco mais cedo, acho que umas 17h, os pescadores estavam atrás do cardume de sardinha e os mergulhões, que são aves que mergulham para pescar, foi o que começou a chamar atenção [...] os tubarões tão por ali já, há muito tempo", relatou o autor do registro, que se aproximou para filmar os predadores de perto.



Embed:




Fake News

Após compartilhar seu arquivo pessoal com os dez integrantes do grupo de viagem e poucos amigos, o conteúdo viralizou como se tivesse sido na Região Metropolitana do Recife. A velocidade da proliferação da fake news fez com que até o humorista Tom Cavalcanti publicasse com as informações falsas em seus stories.







Reprodução/Instagram

Alexandre ressaltou que essa fake news era tão frágil que sequer exigia um olhar mais atento. Ele começou a fazer uma campanha em suas redes sociais para alertar aos seguidores que o vídeo não em Boa Viagem.

"Aí é que a gente vê o que realmente é uma fake news e como se espalha muito rápido. Como as pessoas acreditam e não analisam os fatos, né? Como é um pôr do sol na praia de Boa Viagem com o sol se pondo na água? Se as pessoas parassem um pouco para pensar e não espalhassem com a vontade de ser o primeiro a espalhar a notícia, notariam os fatos. O sol tá se pondo no mar, se fosse em Boa Viagem ele não se põe no mar, ele nasce no mar", disse o empresário, que pregou compromisso com a checagem da informação antes de qualquer publicação.



Característica do trabalho de preservação

O empresário ainda pregou respeito aos animais em seus espaços naturais e conservação dos biomas. "O que temos que reforçar e que nós que estamos no habitat dele. Isso e natural lá na ilha. Tem o tempo todo. As pessoas lá convivem com os bichos normalmente e estamos lá para apreciar o espetáculo da natureza que foi o que aconteceu aí. A gente coincidiu em um horário em que apareceu um cardume de sardinha na praia e os tubarões foram se alimentar", frisou.

COMENTÁRIOS dos leitores