China quer salvar a Terra de ameaça de asteroide

Impactos de asteroides são dos piores desastres naturais possíveis

dom, 24/04/2022 - 13:13
Pixabay Pixabay

A China está planejando uma nova iniciativa para combater a ameaça de uma potencial colisão de asteroide com Terra, disse Wu Yanhua, o vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês).

Yanhua anunciou que nos próximos anos o departamento começará um projeto para neutralizar asteroides que representam uma ameaça ao nosso planeta.

Neste momento os detalhes do projeto não são totalmente claros, no entanto, o que se sabe é que a CNSA está trabalhando em um sistema de alerta precoce em terra e no espaço capaz de observar asteroides que se aproximam e acionar o alarme se eles puderem representar risco de colisão com a Terra.

Além disso, a CNSA planeja também desenvolver um método para evitar que esses impactos ocorram, com o vice-diretor especificando que eles vão "realizar uma colisão" para deslocar o asteroide que se aproxima de sua órbita.

"Tentaremos até o final do 14º plano quinquenal (2021-2025), ou em 2025-2026, começar a testar tecnologias para a observação de curta distância de qualquer asteroide que represente uma ameaça para a Terra. Com a sua ajuda realizaremos uma colisão, em resultado da qual esse corpo será deslocado de sua órbita", disse Wu Yanhua citado pela emissora estatal Televisão Central da China (CCTV).

E se caísse?

Impactos de asteroides são dos piores desastres naturais possíveis, já que o nível de destruição que eles podem causar excede o de qualquer outro.

Possíveis danos que um impacto de asteroide pode causar variam com base em uma série de fatores, especialmente o tamanho.

A NASA considera que asteroides de 140 metros ou mais de diâmetro sejam uma grande preocupação se eles atingirem o planeta, escreve portal Digit News.

Ninguém tinha pensando nisso?

Atualmente, o único projeto de defesa contra asteroides que foi lançado é o da sonda DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) da NASA, cuja missão é colidir com um asteroide para desviá-lo e avaliar se é um método eficaz para proteger a Terra.

A missão, lançada no final de novembro do ano passado, está programada para chegar ao asteroide Didymos em 26 de setembro de 2022.

Da Sputnik Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores