Saiba a história da marca de automóveis Fiat

A Fiat é uma das empresas automobilísticas com maior tradição e reconhecimento

seg, 11/07/2022 - 15:59
Reprodução/Instagram A Fiat completa 123 anos nesta segunda-feira (11) Reprodução/Instagram

Nesta segunda-feira (11), a marca de automóveis cujo acrônimo tornou-se conhecido mundialmente como Fiat (Fábrica Italiana Automobilística de Turim) completa 123 anos desde sua fundação. A história vem da Itália para o mundo. A Fiat é uma das empresas automobilísticas com maior tradição e reconhecimento.

Fundada por Giovanni Agnelli, a empresa se tornou a maior montadora de carros da Itália, em 1910. Tamanho destaque fez com que a montadora sofresse considerável impacto em sua atividade industrial durante o período de Guerras Mundiais. Nesse sentido, com participação ativa nas duas Guerras, a Fiat produziu tratores, maquinários, motores marinhos e até aviões para o governo italiano. No pós-guerra, o negócio, no entanto, se firmou mesmo na produção de automóveis. A partir de 1950, a Itália viveu um período de aumento econômico e a indústria automobilística foi um dos principais propulsores de crescimento ao longo da década.

A estratégia da Fiat no início dos anos de 1970, era a expansão para outros países, e o Brasil era uma peça chave nos planos da montadora. Em 1973, começou a ser construída a primeira fábrica no Brasil, localizada na região de Betim, em Minas Gerais. A planta foi finalizada em 1976 e até hoje é a maior fábrica da empresa no mundo. O primeiro modelo fabricado no Brasil foi o 147. Mas o grande reconhecimento da marca no Brasil veio durante a década de 1980 com o lançamento do Uno, um grande sucesso de vendas.

Sob a gestão do neto Gianni Agnelli, desde 1996, a empresa familiar se expande e a Fiat se torna um conglomerado automotivo. Marcas de prestígio mundial como Ferrari, Maserati, Lancia, Abarth e Alfa Romeo passaram a integrar o grupo. Nos anos 80, o mundo industrial passou por transformações, ligadas sobretudo ao desenvolvimento da eletrônica e de novos materiais. A Fiat investe, desde então, em inovação de produtos e processos. Com a concorrência internacional, o Grupo Fiat busca novos mercados fora da Europa com alto potencial de desenvolvimento.

Em 2009, o Grupo Fiat e o Grupo Chrysler anunciaram uma aliança estratégica global com o objetivo de otimização da fabricação e base global de fornecedores, compartilhamento de tecnologias e acesso a novos mercados. No início de 2014, o Grupo Fiat adquiriu 100% da propriedade do Grupo Chrysler. Em outubro do mesmo ano, as duas empresas se fundiram para criar a FIAT Chrysler Automobiles (FCA), hoje parte da líder global em mobilidade Stellantis.

Por Camily Maciel.

COMENTÁRIOS dos leitores