Ministério Público inicia 'Operação Mata Atlântica em Pé'

5° edição da deflagração abrangerá 17 estados brasileiros visando coibir o desmatamento

por Joice Silva seg, 19/09/2022 - 17:09
Divulgação/MPMG Agentes do Ibama em Mata Atlântica Divulgação/MPMG

Nesta segunda-feira (19) o Ministério Público brasileiro deu início a Operação Mata Atlântica de Pé, voltada a combater o desmatamento e recuperação de áreas degradadas do bioma brasileiro. A iniciativa abrangerá 17 estados brasileiros. 

 Em Pernambuco, a operação vai acontecer entre os dias 26 e 29 de setembro, através de uma parceria entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e outras entidades como o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e a 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma/PMPE). 

 Ao final das ações de fiscalização, no dia 30 de setembro, serão apresentados, pelos órgãos responsáveis, os resultados da edição em Pernambuco. De forma nacional, o MPPR compilará todos os dados e apresentará o total nos 17 Estados. 

“A fiscalização ocorre todo o ano, contudo a Operação Mata Atlântica em Pé articulada com 17 estados, objetiva dar visibilidade ao bioma que sofre em desmatamento, pela proximidade com as áreas urbanas. Inclusive, chamando-nos a atenção para o nosso dia a dia nesse contato com a Mata Atlântica e a necessidade de preservá-la”, explicou a coordenadora do CAO Meio Ambiente, procuradora de Justiça Christiane Roberta Santos.

COMENTÁRIOS dos leitores