Fisioterapia é uma grande aliada para cuidados de varizes

Tratamento é indicado para antes, durante e depois da cirurgia

por Paulo Uchôa ter, 27/09/2022 - 15:45
Divulgação Fisioterapia é uma grande aliada para cuidados de varizes Divulgação

Quando as varizes surgem, muitas pessoas ficam ansiosas para se livrarem dos incômodos ocasionados pelas dilatações das veias. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o problema afeta cerca de 38% da população adulta brasileira, o que mostra 30% nos homens e 45% nas mulheres.

Para que o desconforto seja amenizado, alguns especialistas indicam procedimentos com intuito de ver o alívio no cotidiano dos pacientes. Ainda de acordo com o estudo da SBACV, a prevalência da doença se faz presente entre os idosos. Com isso, 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes. Na maioria dos casos, os fatores de risco estão ligados com predisposição familiar, sexo feminino, idade, obesidade e a quantidade de gestações.

Como muitas pessoas almejam ter uma rotina sem desconforto, se submeter à cirurgia vascular é uma saída. A Dra. Laienne Barbosa explica que a compressão do processo de cicatrização é resolutivo para uma melhora adequada do paciente.

"Acompanhar o histórico da pessoa e o detalhamento do processo cirúrgico é fundamental para que tenhamos noção de todas as estruturas que possam estar comprometidas com a intervenção cirúrgica. Não é só tratar o edema presente, não existe um protocolo pré-definido, já que cada corpo reage de uma forma diferente. É preciso trabalhar indo além do problema, buscar possíveis diagnósticos precoces e assim ter o tratamento adequado, garantindo a reabilitação da área", afirma Laienne.

Especializada em pós-operatório, a profisisonal de saúde assegura que a fisioterapia é essencial para quem deseja ter uma recuperação eficaz: "A reabilitação precoce é iniciada já no pré-operatório e a presença do fisioterapeuta se configura necessária desde ato cirúrgico, tudo para evitar ou controlar as possíveis intercorrências".

COMENTÁRIOS dos leitores