Queda do Muro de Berlim completa 33 anos

Acontecimento foi um dos fatos mais importantes do fim do século XX

por Matheus de Maio qua, 09/11/2022 - 16:17
 Foto/Reprodução: O Globo Foto/Reprodução: O Globo

A queda do Muro de Berlim é considerada por muitos historiadores como um dos acontecimentos mais marcantes do final do século XX e aconteceu na virada da noite do dia 9 para 10 de novembro de 1989. A queda do muro foi um dos principais capítulos que levou à queda do bloco socialista do leste europeu, culminando na reunificação da Alemanha, em 1990.

O Muro de Berlim foi  fruto da Guerra Fria e devido ao enfraquecimento deste conflito político, ele ruiu. Sua construção foi uma consequência da divisão da Alemanha, realizada após a Segunda Guerra Mundial. Com uma Alemanha derrotada, o território foi ocupado por quatro países: França, Reino Unido, EUA e URSS (Extinta União Soviética, atualmente Rússia).

A República Federal da Alemanha (RFA) era conhecida como Alemanha Ocidental e tinha sua capital em Berlim Ocidental, o país era aliado aos Estados Unidos. Já a República Democrática Alemã (RDA), por sua vez, era conhecida como Alemanha Oriental, e tinha sua capital em Berlim Oriental, aliada à União Soviética. 

Na década de 1980, a situação econômica da Alemanha Oriental era muito precária, mas para encobrir a situação, o líder do país, Erich Honecker, fornecia subsídios que mantinham o consumo das famílias aquecido. O quadro da Alemanha Oriental  agravava-se com a recusa do governo em realizar reformas estruturais necessárias.

O anúncio da derrubada do muro foi transmitido em cadeia nacional de televisão durante uma coletiva de imprensa. Nas horas seguintes, milhares de pessoas tomaram os pontos de passagem exigindo o direito de ir para Berlim Ocidental.

Para evitar um dano maior, Egon Krenz (líder da Alemanha Ocidental) autorizou a abertura de fronteiras e milhares de pessoas atravessaram a passagem entre os dois países. Eufóricas, as pessoas que se reuniram ao redor do Muro de Berlim iniciaram a depredação da divisão do território.

A queda do Muro de Berlim é considerada por muitos como um ato simbólico, porém iniciou um processo político que reunificou a Alemanha e iniciou um recuo do bloco socialista no leste europeu. O chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Kohl, engajou-se para concretizar a reunificação e, em três de outubro de 1990, a Alemanha se reunificou e o lado socialista deixou de existir.

COMENTÁRIOS dos leitores