Mirtilo: descubra os benefícios do fruto silvestre
Apesar de não ser uma fruta comum no Brasil, é rica em antioxidante, fibras e vitamina C, além de ser uma substância anti-inflamatória
O mirtilo ou, no inglês, blueberry, é uma fruta pequena e redonda que tem muitas sementes que crescem em arbustos baixos. De origem do norte da Europa, ela tem uma coloração azul pouco comum, mas também é encontrada em florestas úmidas na América do Norte. Apesar de não ser uma fruta comum no Brasil, é rica em antioxidante, fibras e vitamina C, além de ser uma substância anti-inflamatória.
Essa fruta é incluída em dietas de emagrecimento por ter poucas calorias e ser facilmente incluída, já que vai bem em sucos, iogurtes e até pura. O consumo da fruta não é em excesso. Estudos indicam que o mirtilo também pode ser antimicrobiano. Por conter uma série de vitaminas, os principais benefícios do consumo para a saúde são: diminui o colesterol ruim, diminui o açúcar no sangue, diminui o acúmulo de gordura no fígado, ajuda a regular a pressão arterial, ajuda a melhorar o bem-estar, auxilia no combate a infecções urinárias e ajuda a melhorar a memória.
A fruta protege o organismo e ajuda a melhorar a saúde cardiovascular. Também ajuda a reduzir a fadiga muscular após a atividade física, diminuindo o dano nas células musculares. Estudos ainda mostram que as antocianinas do mirtilo podem prevenir o câncer através do seu efeito antioxidante, anti-hipertensivos e antitrombóticos. Ele também é conhecido por auxiliar no tratamento de distúrbios oculares, já que ele proporciona melhora em condições como, catarata e perda da visão pela idade.