Ucrânia jamais será derrotada pela Rússia, promete Biden

Biden também negou que os EUA queiram "destruir a Rússia", rebatendo uma declaração de Putin em seu discurso

ter, 21/02/2023 - 16:30
Wojtek Radwanski / AFP Biden rebateu discurso de Vladimir Putin Wojtek Radwanski / AFP

O presidente Joe Biden disse nesta terça-feira (21) que a Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia e prometeu que os Estados Unidos e seus aliados continuarão apoiando Kiev no conflito.

As declarações foram dadas durante um discurso para uma multidão no Castelo de Varsóvia, na Polônia, por ocasião do primeiro aniversário da invasão, em 24 de fevereiro.

"Acabei de voltar de uma visita a Kiev e posso dizer que ela continua forte. Está de pé e, o mais importante, continua livre", afirmou Biden, que fez uma viagem surpresa à capital ucraniana na última segunda (20).

"A Ucrânia jamais será derrotada pela Rússia, jamais", ressaltou o líder americano, acrescentando que os "autocratas devem ser combatidos", em referência a seu homólogo Vladimir Putin.

De acordo com Biden, os EUA e seus aliados continuarão "defendendo a democracia a qualquer custo". "Putin ainda duvida de nossa capacidade de resistir, mas jamais nos cansaremos", prometeu.

O democrata ainda acusou Moscou de cometer "crimes contra a humanidade sem vergonha ou remorso" na Ucrânia, de "alvejar civis com morte e destruição" e de usar o "estupro como arma de guerra". "Ninguém consegue tirar os olhos das atrocidades que a Rússia está cometendo", destacou.

Biden também negou que os EUA queiram "destruir a Rússia", rebatendo uma declaração de Putin em seu discurso sobre o estado da nação, realizado horas antes. "Os EUA e os países da Europa não querem controlar ou destruir a Rússia. O Ocidente não conspirava para atacar a Rússia, como Putin disse hoje", enfatizou.

Além disso, alertou Moscou sobre eventuais ataques contra membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). "Não duvide: o compromisso dos EUA com a aliança é sólido como uma rocha. Todo membro da Otan sabe disso, e a Rússia sabe disso. Um ataque a um é um ataque a todos. É um juramento sagrado", disse ele.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores