SP celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Evento ocorre amanhã (21) e será transmitido no Youtube

seg, 20/03/2023 - 18:37
Divulgação/Praça das Artes Divulgação/Praça das Artes

No dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down e na cidade de São Paulo haverá uma programação especial na Praça das Artes, a partir das 10h. A data foi escolhida porque o número “21” representa o cromossomo de alteração genética, que caracteriza a síndrome. Enquanto março, o mês “3”, indica a trissomia — característico de quem nasce com a síndrome, com três cromossomos.

A abertura será realizada com a exposição “A beleza de cada olhar’’, composta por 14 obras desenvolvidas por pessoas com deficiência no Instituto Olga Kos - através da leitura de artistas contemporâneos. Além de uma homenagem a Francisco Bombini (2017-2023), o “Super Chico”, que faleceu em fevereiro deste ano. O menino possuía Síndrome de Down e venceu a covid-19 duas vezes.

Está programada também uma mesa redonda às 10h20, com diversos temas, como inclusão, autonomia, invisibilidade e acolhimento. Os convidados serão: a fundadora da Turma do Jiló, Carolina Videira; a colaboradora do Instituto Jô Clemente (IJC), Stephanie Lima; Valéria Beatriz, que foi acompanhada pela equipe de Qualificação de Inclusão do IJC; a coordenadora do Instituto Serendipidade, Deise Campos; o presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos; e o fundador Invisibilidown, Thiago Ribeiro.

Às 11h, a ONG Cia Experimental de Dança Movimentarte se apresentará com dançarinos que possuem síndrome de Down. No final, às 12h30 o Instituto Olga Kos realizará uma roda de capoeira com jogos e uma apresentação de karatê, na área externa da Praça das Artes.

O evento será transmitido no canal do Youtube da Secretaria da Pessoa com Deficiência

Programação

10h - Abertura do evento e exposição ‘’A beleza de cada olhar’’

10h20 - Mesa redonda

-Turma do Jiló (inclusão)

-Instituto Jô Clemente (autonomia)

-Serendipidade (acolhimento)

-Instituto Olga Kos (o S de ESG)

-Invisibilidown (invisibilidade)

11h - Cia Experimental de Dança Movimentarte

11h30 - Agradecimentos

11h40 - Área externa

12h30 - Apresentação de capoeira e karatê e capoeira - Fim do Evento

Iluminação em monumentos

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) iluminará seis monumentos da capital paulista para celebrar ao Dia Internacional da Síndrome de Down: a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira,

Viaduto do Chá, Biblioteca Mário De Andrade, Edifício Matarazzo, Pateo do Collegio e o Monumento das Bandeiras.

Além disso, os relógios da cidade também receberão mensagens, que ficarão expostas até o dia 26 de março.

Serviço 

Data: 21 de março de 2023

Horário: 10h às 12h30 

Local: Praça das Artes

Endereço: Avenida São João, número 281 - Centro Histórico de São Paulo/SP

COMENTÁRIOS dos leitores