Chuvas em Pernambuco atingem municípios do interior

A Apac continua monitorando o alto nível dos rios no estado

por Rachel Andrade sex, 07/07/2023 - 20:29
Reprodução/Ascom Município de Jaqueira, na Mata Sul do estado Reprodução/Ascom

As fortes chuvas que atingiram Pernambuco nesta sexta-feira (7) vêm deixando um rastro de transtorno em diversas cidades. Nas zonas da Mata do estado, os altos níveis dos rios fizeram a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) permanecer em estado de monitoramento. 

Segundo o gerente de monitoramento de Recursos Hídricos da Apac, Kássio Kramer, o acumulado de chuvas é bastante significativo no estado. "Barragens importantes para o abastecimento humano, como Pirapama e Botafogo, estão vertendo; e outras barragens que são importantes para a contenção de cheias do Rio Capibaribe, como Tapacurá, também apresentam a mesma situação", informa Kramer. 

A barragem de Goitá e de Carpina estão com aproximadamente 50% do volume, e o rio encontra-se em situação regular. Ainda foi feita uma cota de alerta no município de São Lourenço da Mata, mas ainda longe da cota de inundação. 

Os rios Tapacurá, em Vitória de Santo Antão, e o Sirinhaém, em Joaquim Nabuco, estão em cota de inundação. 

Os rios da Bacia do Una e da Bacia do Ipojuca estão em cota de alerta. Se as chuvas persistirem, os níveis podem subir mais. 

Nas redes sociais, vídeos circulam mostrando partes de cidades inundadas pelas águas transbordadas, combinadas com o volume pluvial. Veja a situação da Usina Santa Tereza, distrito de Água Preta, a cerca de 10 km de distância de Palmares. 

 

Estradas bloqueadas 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta tarde que o trecho da BR-101, na altura do município de Palmares, está bloqueado devido ao acúmulo de água no leito viário, impedindo inclusive a passagem de veículos de grande porte. Os dois sentidos da via estão intransitáveis. Para desviar do bloqueio, os motoristas podem pegar o litoral, pela AL-101 e PE-60, ou ainda a BR-104 até chegar a Caruaru, indica a PRF. 

Barragem transbordada 

Há cerca de uma semana, a barragem de Lagoa do Carro, entre Limoeiro e Carpina, transbordou, passando do nível da ponte do Cumbe, na PE-050. Segundo informações, as comportas da barragem chegaram a ser abertas para passar um pouco o nível da água, que voltou a subir na madrugada desta sexta-feira (7), devido às chuvas. 

O LeiaJá conversou com uma fonte, que confirmou que existem rachaduras na ponte, devido ao longo período submersa em água.  

Cidades em alerta 

A cidade de Jaqueira, na Mata Sul do estado, a cerca de 14 km do município de Catende, teve um dia agitado com altos níveis de água nas vias, no entanto, o rio que corta a cidade, Pirangy, não chegou a transbordar. Em nota, a prefeitura de Jaqueira informou que segue orientando as famílias de áreas de risco a procurar local seguro. 

“Estamos disponibilizando caminhões para moradores das áreas mais baixas retirar móveis e objetos.  Já acionamentos as equipes da Secretaria de Assistência Social, Obras e de Saúde”, detalha a prefeita da cidade, Ridete Pellegrino. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores