Reunião da CBTU com o Sindmetro é adiada e aumenta tensão

O encontro entre o sindicato dos trabalhadores do metrô do Recife e representantes da companhia estava marcado para esta sexta, mas foi adiado sem aviso prévio pela CBTU

sex, 14/07/2023 - 08:50
Diogo Morais/Flickr Composições do metrô do Recife Diogo Morais/Flickr

A reunião entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o sindicato dos metroviários, marcada para esta sexta (14), foi adiada pela empresa para a segunda (17). Após o metrô do Recife paralisar pelo descumprimento do que a companhia havia se comprometido em negociação, os metroviários podem realizar uma nova paralisação caso não haja um consenso. 

LeiaJá também: Paralisação do metrô provoca caos no transporte público

O presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luiz Soares, apontou que o encontro foi adiado de forma unilateral, sem acordo prévio ou antecipação da pauta pela CBTU. A reunião deve ocorrer às 10h da segunda (17), na sede da CBTU Recife em Areias, na Zona Oeste da cidade.

"A empresa não está reabrindo as negociações, ou seja, ela quer continuar as negociações. Temos a ata assinada pelos sindicatos e a CBTU encerrando as negociações. Portanto, ela precisa oficializar a reabertura e encaminhar a minuta da proposta dela. A partir daí, os sindicatos vão analisar em assembleia com a categoria se reabre ou não", explicou o líder da categoria no Recife.

Sobre a possibilidade de uma nova paralisação, Luiz Soares acredita que não haverá mobilização até a discussão com a companhia. Antes da suspensão do serviço, o sindicato abre debate com os trabalhadores, que votam a decisão em assembleia. "Os sindicatos da base da CBTU, de Maceió, Recife, João Pessoa e Natal irão se reunir e traçar os novos rumos", indicou.

O Sindmetro-PE pede reajuste conforme o cumprimento das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 e a retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização (PND) para que o serviço não seja privatizado. A associação destaca que a paralisação desta semana, no Recife, ocorreu porque a CBTU não cumpriu com o que havia sido definido e assinado em negociação.

COMENTÁRIOS dos leitores