Pelópidas Silveira realiza primeira captação de coração

Ainda foi possível captar dois rins, duas córneas e fígado

por Rachel Andrade sab, 15/07/2023 - 15:42
Divulgação/Ascom HPS Equipe responsável pela captação dos órgãos Divulgação/Ascom HPS

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, realizou, na noite da última quinta-feira (13), sua primeira captação de coração do ano. Também foram retirados dois rins, duas córneas e fígado, possibilitando o salvamento de quatro pessoas na fila de transplantes, por meio do Sistema Nacional de Transplantes. 

Foto: Divulgação/Ascom HPS

Duas equipes do Real Hospital Português, e também do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), foram responsáveis pela retirada dos órgãos. O doador era um paciente do sexo masculino, de 38 anos, que teve morte encefálica. Ainda em vida ele havia manifestado o desejo de ser doador de órgãos, e o procedimento foi autorizado pelos familiares. 

Foto: Divulgação/Ascom HPS

Segundo Rafaella Gonzaga, enfermeira da CIHDOTT do HPS, o processo de doação foi possível pelo trabalho de todos os envolvidos. “Só temos a agradecer, mais uma vez, o empenho e ajuda de todos que fizeram parte do processo da doação. A realização de excelência desse trabalho é parte de todo o empenho da equipe multidisciplinar, fazendo a diferença. Tudo seguiu na dinâmica e no tempo solicitado, sem intercorrências. Todos os órgãos foram aproveitados. A família que fez parte de todo o processo ficou muito agradecida”, afirmou. No Brasil, a doação de órgãos só é realizada após a autorização familiar. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores