Amamentação: alimentação saudável da mãe é essencial

O consumo de nutrientes é recomendado pelos médicos antes, durante e após o parto, porque as vitaminas provêm do leite materno

por Camily Maciel ter, 01/08/2023 - 17:26
Freepik Freepik

Esta terça-feira, dia 1º de agosto, é o Dia Mundial da Amamentação. Esta valiosa alimentação, única refeição recomendada pela Organização Mundial de Saúde para bebês de até seis meses, pode funcionar melhor caso a mãe siga algumas orientações nutricionais.

A alimentação, assim como o bem-estar geral da lactante, são fundamentais para que ela tenha leite. O consumo de alimentos nutritivos é recomendado pelos médicos antes, durante e após o parto, porque as vitaminas provêm do leite materno.

Outro dos fatores importantes para que a amamentação funcione é a pega correta do bebê - que suga o leite e assim, estimula a produção.

“Para ótima amamentação é importante um ambiente tranquilo e confortável, que ajude na paz mental da mamãe e que propicie a segurança do colo ao bebê pertinho das batidas do coração que conforta e prepara para a sucção da mama”, ressalta a nutricionista Letizia Nuzzo.

Confira a seguir, cinco dicas que a nutricionista Nuzzo recomenda: 

Outra visão

Já para a nutricionista Denise Mendes, não existem alimentos específicos que ajudam a aumentar a produção de leite ou algo nesse sentido, mas a alimentação saudável de uma forma geral.

“O que faz ter mais leite é o bebê mamar mais, por isso deve ser livre demanda, por isso, a sucção faz aumentar a produção”, afirma.

Os alimentos que podem trazer benefícios para a saúde da mãe e do bebê são ricos em verduras e legumes com boas proteínas e deve evitar alimentos processados e ultraprocessados.

COMENTÁRIOS dos leitores