Sindmetro-PE pode anunciar greve nesta terça

Uma nova reunião entre os metroviários e o governo federal ocorre nesta terça

ter, 01/08/2023 - 08:15
Reprodução Metroviários participam de Assembleia na Estação Recife Reprodução

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) pode anunciar greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Nesta terça (1º), a categoria vota a paralisação em Assembleia Geral, agendada às 18h, na Estação Recife, na área Central. 

 Nessa segunda (31), os trabalhadores se reuniram com o Banco do Nordeste e com a equipe do presidente Lula (PT) para negociar a retirada do transporte do Plano Nacional de Desestatização (PND). 

Na busca pelo reajuste salarial com a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025, o sindicato participou de um encontro virtual com a Secretaria Geral de Diálogo da Presidência, na tarde desta segunda (31).  

Após ouvir as reivindicações, foi agendada uma nova reunião, ainda para esta terça, com a participação do Ministério do Trabalho, da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos, da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), da Companhia Brasileira de Trans Urbanos (CBTU) e do Sindicato dos Ferroviários do Nordeste. 

Mais cedo, o Fórum Permanente em Defesa do Metrô do Recife esteve com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, que se mostrou interessado em reestruturar o transporte para garantir a continuidade do serviço pelo governo federal. 

"Eu torço muito pra que haja um desfecho positivo, que o banco possa ajudar neste processo. Como cidadão de Pernambuco, eu torço para que o desfecho seja o que vocês estão pleiteando. Eu acho que o melhor caminho nesse momento é recuperar o que tem, urgente! O Banco do Nordeste está à disposição, é uma decisão de governo mas, se for consultado, defenderá a recuperação do sistema pelo Governo Federal. O Banco do Nordeste está à disposição inclusive para participar de qualquer equação financeira no tocante a infraestrutura”, afirmou Paulo Câmara. 

Na ocasião, foi entregue o documento "Metrô nos trilhos é atendando à população" e o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, informou que o valor mínimo para reverter o sucateamento do sistema gira em torno de 1 bilhão e meio de reais. 

"Com 1 bilhão e meio a gente recupera o sistema e bota para funcionar a todo o vapor. Compra algumas composições, recupera as estações, recupera a linha, recupera a rede aérea, recupera as subestações, colocar tudo para funcionar com toda a força possível”, garantiu o representante. 

Pernambuco atravessa uma crise no transporte público desde a semana passada. Após seis dias de greve, os rodoviários negociaram um acordo com os empresários nessa segunda. Os serviços de ônibus e o metrô chegaram a ficar paralisados por dois dias, em uma mobilização conjunta por aumento salarial e melhores condições de trabalho.

COMENTÁRIOS dos leitores