'Gato Café' oferece respiro aos habitantes de Gaza

Uma parte do estabelecimento está equipada com plataformas de madeira cobertas com grama artificial para os gatos escalarem. Nas paredes, também há vários quadros com esses gatos.

sex, 18/08/2023 - 08:32
MOHAMMED ABED Meninos brinca com os gatos do Meow Cat Cafe, recentemente inaugurado em Gaza, em 17 de agosto de 2023 MOHAMMED ABED

Um café para gatos abriu esta semana em Gaza, com a ideia de oferecer uma trégua aos palestinianos que residem neste território sob bloqueio israelense.

No Meow Cat Cafe, na cidade de Gaza, sua dona, Nehma Maabad, acaba de preparar comida para uma multidão de gatinhos.

"Os gatos, para mim, são um refúgio que me alivia do estresse psicológico. Por isso pensei em criar um projeto que misturasse café e algo que levante o ânimo", explica essa mulher de 50 anos.

Uma parte do estabelecimento está equipada com plataformas de madeira cobertas com grama artificial para os gatos escalarem. Nas paredes, também há vários quadros com esses gatos.

O Meow Cat Cafe é um dos muitos cafés para gatos que abriram recentemente em todo o mundo, uma tendência que vem crescendo. Mas a situação em Gaza é bastante especial.

Na Faixa de Gaza, um pequeno território devastado pela pobreza e pelas guerras, vivem 2,3 milhões de pessoas. Israel impôs um bloqueio a este enclave palestino desde que o movimento islâmico Hamas chegou ao poder em 2007.

No Meow, os clientes pagam cerca de 10 shekels (US$ 2,65) por hora para brincar com os gatos, o que, segundo Maabad, cobre alimentação e cuidados veterinários.

Para Manar Abu Samra, uma cliente, os preços são razoáveis.

"Os gatos aqui são lindos e fofos, é uma ideia maravilhosa e fiquei feliz quando soube disso", conta ela.

Animais de estimação são muito raros em Gaza, embora os gatos sejam onipresentes nas ruas, especialmente no porto e perto de peixarias. Maabad explica que trouxe gatos de casa e os outros foram presentes de amigos.

"A ideia deste café é oferecer uma experiência agradável com uma xícara de café", diz ela.

"Um gato com quem você brinca e faz você sorrir, faz você esquecer as pressões da vida", acrescenta.

COMENTÁRIOS dos leitores