Banhistas salvam tubarão-mako encalhado em praia nos EUA

Animal, que tem aproximadamente quatro metros de comprimento, estava assustado e demandou a força de quatro pessoas para ser resgatado

por Vitória Silva seg, 18/09/2023 - 10:04
Reprodução/YouTube Tubarão-mako, ou anequim, salvo após encalhar em praia no Golfo do México Reprodução/YouTube

Um tubarão-mako encalhado foi salvo por um grupo de banhistas que visitava a praia de Pensacola, na Flórida, no Sudeste dos Estados Unidos. As imagens do resgate foram feitas por uma texana chamada Tina Fey - não a atriz -, que celebrava seu aniversário de um ano de casamento ao lado do marido, Josh, quando o animal surgiu se debatendo na faixa de areia, na última quinta-feira (14). Josh e outros três turistas vão ao resgate e não demoram para colocar o tubarão de volta na parte mais profunda da água, mas as imagens impressionam devido ao tamanho e agitação da espécie. 

O tubarão-mako ou anequim (Isurus oxyrinchus) é uma das maiores e mais rápidas espécies de tubarão do mundo, atualmente sob perigo e em declínio populacional. O animal visto no vídeo é um anequim de barbatanas curtas, em inglês, chamado de tipo "shortfin". Ele pode chegar a 4,3 metros de comprimento e pesar quase 600 quilos.

Essa espécie não ataca humanos de forma natural, mas é perigosa caso se sinta ameaçada ou caso confunda um humano com sua presa. Os mako podem ser encontrados em diversas partes profundas do oceano e ocasionalmente chegar às regiões costeiras. O caso que assustou Tina Fey e seu marido aconteceu em um trecho do Golfo do México, que é rota desses tubarões. 

Embed:
 

"Estávamos sentados na praia nos divertindo e meu amigo disse: 'Olha lá na água, cara.' Eu vi aquela barbatana e pensei, sim, estava a dois ou três bancos de areia de distância de nós”, disse Josh Fey ao The Herald. “Eventualmente, ele virou para a esquerda e começou a vir diretamente em direção à costa. Pensamos que ele estava perseguindo alguma isca ou algo assim, mas ele veio até a costa e encalhou sozinho". 

O casal contatou as autoridades e relatou que um tubarão havia encalhado, mas precisou resolver o problema por conta própria depois de terem dito que não havia nada que pudessem fazer. “Foram necessários quatro de nós para entrar na água. Espero que todos que vão às praias e vejam um animal angustiado como esse, como tartarugas marinhas ou algo assim, os ajudem”, completou Josh. 

Em termos de geolocalização, existem dois grupos de tubarões mako. Um grupo é visto no Atlântico e percorre as áreas atlânticas do Golfo do México até o norte da América, incluindo a Flórida. A parte texana do Mar do Caribe também tem vários tubarões mako cruzando e reproduzindo na região. O segundo grupo é visto nas águas do Pacífico, pelas águas do rio Columbia até o Chile. Estes são os habitantes

COMENTÁRIOS dos leitores