"Macaco"': frentista sofre ofensas racistas no Paraná
Nas redes sociais, circula o vídeo que registra os ataques
Um frentista foi vítima de ofensas racistas praticadas por um cliente de um posto de gasolina em Curitiba, capital do Paraná. Uma filmagem que circula nas redes sociais flagrou o momento em o ataque aconteceu.
"Qual é a fita? Eu sou empresário, maluco! Tenho CNPJ, tenho empresa (...). Eu pago trêz vezes mais [que o seu salário] só pra estar aqui te xingando de neguinho, seu otário! Nordestino dos infernos! Seu cuzão", diz o cliente.
Em seguida, o frentista responde: "Cuzão é você, cara", diz. O cliente, então, parte para cima do trabalhador e o empurra.
Nesse momento, o cliente parte em direção ao frentista, que o empurra. "Você acha que você dá bronca, neguinho! É neguinho, macaco! Vai chamar a câmera? Filma essa bosta lá! Tá me tirando. Vou processar essa porra de posto. Veio do Nordeste querendo ser gente aqui em Curitiba? Volta para o Nordeste", continua.
De acordo com o Uol, a vítima informou que registrou boletim de ocorrência após as agressões. A Polícia Civil do Paraná informou que já ouviu a vítima e agora analisa as câmeras de segurança do posto. A corporação também tenta identificar o autor das ofensas.
Por meio de sua conta no X, antigo Twitter, o deputado estadual Renato Freitas (PT) compartilhou o vídeo. Ele garantiu que acompanhará o caso, na condição de presidente da Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).