Confira cinco exercícios para melhorar a coluna

Por se tratar de uma estrutura que as pessoas ficam de mal jeito (má postura) e sentem dores, os exercícios são importantes para trazer alívio

por Camily Maciel seg, 16/10/2023 - 19:02
Freepik Freepik

A data 16 de outubro é considerada o Dia Mundial da Coluna. A estrutura é responsável por deixar a cabeça sustentada pelo resto do corpo humano. Os exercícios para a coluna são importantes para trazer alívio e ter a postura correta. Além disso, especialistas afirmam que melhora a circulação, reduz o estresse nas articulações e aumenta a elasticidade. Confira a seguir cinco exercícios para melhorar a postura e aliviar as dores, recomendados pelos especialistas. 

Abdominais: Os abdominais servem para contrair os músculos para estabilizar e enrijecer a coluna. Para realizar esse exercício, deite-se de costas em um colchonete com os joelhos separados e dobrados a uma distância equivalente à largura dos ombros. Após isso, levante o joelho direito e leve-o de encontro à mão direita. Empurre o joelho contra a mão e fique nessa posição por cinco segundos. Após finalizar o lado direito, repita o exercício com o lado esquerdo. 

Alongamento para a dorsal: Este alongamento alivia as dores nas costas e reduz o estresse nas articulações, além de melhorar a circulação. Para começar, deite-se em um colchonete e coloque-se na posição de quatro apoios, com os joelhos dobrados e as palmas das mãos no colchonete. Encoste o peito no queixo ao mesmo tempo em que força as costas para cima. Mantenha essa posição por 15 segundos. 

Exercício de contração: Este exercício auxilia no fortalecimento da região lombar da coluna. Para fazer, deite-se no chão em um colchonete com os joelhos dobrados. Coloque as mãos atrás da cabeça com os cotovelos flexionados. Após isso, contraia a região pélvica e repita o movimento por dez respirações. A contração precisa ser feita quando você for expirar o ar. 

Ponte ou prancha: Além de fortalecer as costas, este exercício também ajuda a tonificar os músculos posteriores da coxa e os glúteos. Para fazer a ponte, o primeiro passo é deitar-se de costas em um colchonete com os joelhos separados e dobrados em uma distância equivalente à largura dos ombros. Após isso, com os glúteos e os músculos das costas, levante os quadris e deixe os ombros encostados no chão. Fique nessa posição por cinco segundos e, após isso, volte à posição original. 

Alongamento para a lombar: Quando os músculos sofrem com a falta de exercícios, eles diminuem de tamanho, reduzindo a eficiência dos movimentos e aumentando as chances de lesões. Para fazer esse alongamento, deite-se no chão com os joelhos dobrados. Em seguida, segure os joelhos e puxe-os em direção ao peito. Fique nessa posição por 30 segundos e, a seguir, retorne à posição inicial.

 

COMENTÁRIOS dos leitores