Com SpaceX, EUA liderou lançamentos de foguetes em 2023

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou sua Falcon 9 um total de 96 vezes ao longo do ano

seg, 01/01/2024 - 14:15
Aubrey GEMIGNANI O foguete Falcon Heavy da SpaceX, carregando a sonda Psyche da Nasa, decola do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em 13 de outubro de 2023 Aubrey GEMIGNANI

Graças à SpaceX, os Estados Unidos lideraram com folga o mercado mundial de lançamentos espaciais, realizando 107 voos orbitais em 2023, um número muito maior do que outros países neste setor estratégico.

A SpaceX, empresa de Elon Musk, lançou sua Falcon 9 um total de 96 vezes ao longo do ano, alcançando um número de quase dois lançamentos por semana, com o objetivo de continuar a implantação de sua constelação de satélites de internet Starlink.

A companhia do magnata também lançou a Falcon Heavy, para colocar em órbita o avião espacial militar X-37B, e realizou dois testes com o seu foguete Starship, nos quais ambos terminaram em explosões. Este lançador será utilizado para as missões Artemis à Lua.

"Para o ano que vem, queremos aumentar o número de voos para cerca de 12 voos por mês, ou seja, 144 voos", declarou o vice-presidente da SpaceX, Bill Gerstenmaier, quando compareceu ao Senado americano em outubro.

Diante do domínio americano, a China está expandindo rapidamente suas atividades espaciais. Realizou 67 lançamentos em 2023, frente aos 64 em 2022, segundo a Spacenews. Destes, 47 eram apenas de seu foguete Long March, de acordo com a Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China.

A Rússia realizou 19 lançamentos, 17 deles do foguete Soyuz, transportando principalmente satélites para necessidades governamentais e militares, além da espaçonave Progress, com destino à Estação Espacial Internacional, segundo o site especializado Gunter's Space Page.

A Índia, com a agência espacial Isro, lançou os seus foguetes GSLV, PSLV e SSLV sete vezes em 2023. Também realizou o primeiro lançamento de 2024: um foguete PSLV, disparado às 04h30 de segunda-feira (01h30 em Brasília), colocou em órbita um satélite científico.

Já a Europa, em uma crise atual de lançadores, realizou apenas três lançamentos em 2023: os dois últimos Ariane 5 e um foguete Vega. Mas espera recuperar a autonomia no espaço com o voo inaugural do Ariane 6, previsto para meados de junho, e com o voo do Vega-C no final do ano.

O Japão também realizou três lançamentos em 2023, mas seu novo lançador H-3 falhou. A agência espacial japonesa, Jaxa, anunciou que fará uma nova tentativa no dia 15 de fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores