Prefeito garante primeira maternidade para Jaboatão

Edital de licitação para construção da maternidade nesta quinta (8)

por Thabata Alves qua, 07/03/2012 - 12:00
Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens Eleitoras prometem protesto para cobrar a implantação de uma maternidade Paulo Uchôa/LeiaJá Imagens

De olho nas eleições municipais deste ano, o prefeito Elias Gomes assinará, nesta quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher o edital de licitação para a construção da primeira maternidade municipal. O ato será uma resposta ao protesto das eleitoras do município reivindicando a implantação de maternidades no município, que também está marcado para esta quinta. O anúncio da licitação acontecerá na Bela Casa Recepções, localizada na rua Hermes da Fonseca, em Piedade e terá inicio às 15h.

O edital de licitação para construção da maternidade será assinado durante o lançamento do plano municipal de políticas para as mulheres. O município tem cerca de 700 mil habitantes, sendo 370 mil do sexo feminino, e ainda não conta com nenhuma maternidade. As grávidas podem recorrer apenas ao Hospital Geral de Prazeres para terem seus bebês. O hospital tem 28 leitos para atender esse tipo de demanda.

De acordo com informações da assessoria de comunicação municipal, a unidade servirá como referência para a região metropolitana, na especialidade de parto de alto risco. O projeto está estimado em R$ 20 milhões, onde boa parte dos recursos estão garantidos através de parcerias com o Ministério de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Gessyane Paulino, “a unidade terá 90 leitos, sendo 60 obstétrico e 30 de unidade intermediaria de cuidado neonatal, destinada as crianças”. O local da instalação já foi definido, ficará em Sucupira, na divisa de Jaboatão Centro com Cavaleiro.  O inicio das obras tem previsão para os próximos três meses.

COMENTÁRIOS dos leitores