Rands se inscreve para disputar as prévias

Pré-candidato diz que precisa segurar a empolgação de lideranças que o apoiam

sab, 14/04/2012 - 15:39 Atualizado em: sab, 14/04/2012 - 15:55
Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Entusiasmado, confiante e alegre. É assim que tem se apresentado, em todas as ocasiões, o pré-candidato pela corrente petista Maurício Rands. Dando como "favas contadas" sua vitória nas prévias do partido, Rands está sempre presente nos principais compromissos políticos no Recife. Nesta sexta-feira (13) ele marcou presença na abertura do evento “Pernambuco no Clima”, que serve de preparatório para o Rio Climate Challenge, Rio Clima (RCC), evento paralelo a Rio+20.

Em conversa com a imprensa local, Maurício Rands contou da sua expectativa em relação às prévias e revelou que na próxima segunda-feira (16), primeiro dia das inscrições, já irá colocar seu nome na disputa. Sobre o apoio da Frente Popular, Rands também se mostrou esperançoso. “Entre a minha pré-candidatura e a do prefeito João da Costa há uma diferença, pois muitos partidos já disseram que com ele não vão, mas se houver outro nome, no caso eu, eles vão dialogar depois do processo. Eles não podem se antecipar a decisão do PT. Então observe que há uma diferença substancial. Com o atual prefeito muitos partidos já disseram nós não vamos, com Maurício muitos já disseram: ‘estamos loucos para ir, mas não podemos anunciar’”, garantiu Rands.

Instado a ponderar sobre a afirmativa do prefeito João da Costa, de que pode contar com o apoio de 10 das 13 zonais do partido na capital pernambucana, Rands foi enfático em dizer que o PT não é um “rebanho”, em que o presidente da zonal determina os rumos da votação dos militantes. “Mas do ponto de vista da inserção partidária, minha pré-candidatura conta com o apoio de um senador, o primeiro que o PT elegeu em Pernambuco (Humberto Costa), a maioria dos deputados federais  (cinco estão comigo), seis deputados estaduais, três vereadores e mais um (Múcio Magalhães) que está esperando a decisão de João Paulo”. Ele assegurou que também tem o apoio de lideranças do diretório municipal e que, brevemente, lideranças setoriais anunciarão que o apoiam, tais como a CUT, Fetape, setoriais da Saúde e da Juventude do PT.

 

Afinado - Depois de fazer uma confusão em relação a sua própria interpretação da vontade da cidade para as eleições majoritárias do Recife, Rands disse que sua pré-candidatura se tornou muito forte, mais forte do que ele esperava. “A minha avaliação pode até estar errada porque não sou dono da verdade. Mas minha interpretação é de que a cidade quer manter essa aliança com Lula, Dilma, Eduardo, PT e os aliados. A cidade quer se manter alinhada com este time que está fazendo bem a cidade, a Pernambuco e ao Brasil. Porém, a cidade quer substituir o coordenador desse time”.

O secretário estadual de Governo tem férias vencidas, porém ainda combinará com o governador Eduardo Campos sobre qual será o período em que se afastará do cargo. “Por enquanto está tudo tranquilo, quando chegar mais próximo (das eleições) é que devo me afastar para me dedicar integralmente”.

Já nas ruas, conversando com a população, o secretário falou do entusiasmado de lideranças do bairro de Santo Amaro, na zona norte do Recife com a sua pré-candidatura. “As lideranças estão motivadíssimas. É como se eu tivesse um cavalo puro-sangue querendo correr e eu segurando a rédea. Vou ter que soltá-la”, contou, sorrindo. 

COMENTÁRIOS dos leitores