Secretário apresenta Projeto de Mobilidade na Câmara

Avenida Domingos Ferreira vai ganhar duas faixas exclusivas para o transporte público

qua, 03/04/2013 - 14:51
Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo

Na reunião desta quarta-feira (3) entre os vereadores do Recife e o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, no plenarinho da Câmara Municipal, foram discutidos assuntos relacionados às intervenções urbanas na intenção de diminuir os problemas ocasionados pelo trânsito. No encontro ganhou destaque o rodízio de carros, pagamento de pedágio, vias alternativas e corredores exclusivos para o transporte público. Nos próximos dias o Plano de Mobilidade Urbana será apresentado ao prefeito Geraldo Julio (PSB).

Segundo o secretário, o município chegou ao seu limite por isso se faz necessário criar restrições ao transporte individual. Ele garantiu que o Recife será a cidades com os maiores corredores e que as promessas de campanhas serão cumpridas durante os quatro anos de gestão. Braga contou que uma das intervenções mais significantes vai implantar corredores exclusivos para ônibus no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

“A Avenida Domingos Ferreiras, por exemplo, terá duas faixas somente para o transporte público. Também ampliaremos o número de ciclovias. Com isso, vamos quebrar a lógica que sempre foi a de se construir pontes, abrir ruas e ampliar corredores para o transporte motorizado individual”, declarou o secretário.

Ao falar do rodízio de carros, João Braga afirmou que essa medida será implantada de maneira diferente do que acontece em São Paulo e atinge toda a cidade durante o dia inteiro. “A nossa ideia de restrição para o Recife é limitar algumas áreas para circulação de carros, durante algumas horas do dia. Serão áreas pequenas, que serão observadas, analisadas”, informou.

COMENTÁRIOS dos leitores