Alepe instala Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro

Uma das iniciativas do novo grupo será a solicitação de decretação do estado de emergência, para os municípios que dependem da cana de açúcar

qua, 01/05/2013 - 16:03
Assembleia Legislativa de Pernambuco A bancada é formada por cinco deputados estaduais Assembleia Legislativa de Pernambuco

Cinco deputados estaduais farão parte da Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro instalada nessa terça-feira (30), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A nova equipe terá como principal objetivo a criação de um plano estratégico para enfrentar a crise no setor sucroalcooleiro do Estado e terá duração de 90 dias.

A iniciativa de criação da comissão partiu do parlamentar Henrique Queiroz (PR), que foi eleito a presidir o grupo. Além de Queiroz outros quatro deputados farão parte da bancada de titulares: a vice-presidência ficou com José Humberto Cavalcanti (PTB) e o relator será João Fernando Coutinho (PSB). Os outros deputados são Maviael Cavalcanti (DEM) e Manoel Santos (PT). Já na suplência estão Ângelo Ferreira (PSB), Rodrigo Novaes (PSD) Antônio Moraes (PSDB), Clodoaldo Magalhães (PTB) e Everaldo Cabral (PTB). 

Segundo o presidente da comissão, será solicitado ao governador Eduardo Campos (PSB), a decretação do estado de emergência para os municípios que dependem da cana de açúcar. Dessa forma, o segmento poderá requerer o parcelamento ou isenção das dívidas e solicitar novos financiamentos. “Muitos produtores foram prejudicados com a redução da safra em virtude da seca”, destacou Henrique Queiroz.

Atividades - O primeiro encontro da Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro está marcado para a próxima segunda-feira (6), às 16h, na sede do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar). O grupo receberá da diretoria do Sindaçúcar e de proprietários das unidades industriais um relatório com a real situação do setor. 

Ao término do evento o relator João Fernando Coutinho sugeriu que as entidades de classe relacionadas ao segmento enviem sugestões. Posteriormente, as informações serão entregues ao Executivo Estadual. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores