Marina colhe assinatura de Dom Fernando na Cúria

A ex-senadora cumprirá agenda no Recife até esta quarta-feira (15)

por Élida Maria qua, 15/05/2013 - 10:50

Depois de obter a assinatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), nessa quarta-feira (14), a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniu com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e também teve a assinatura do religioso em prol da criação do partido Rede Sustentabilidade. A reunião breve que durou cerca de 30 minutos, ocorreu nesta quarta-feira (15), na sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças no Recife.

Marina Silva afirmou que o diálogo foi uma visita fraterna e um momento de relembrar algumas ações da Igreja voltadas para o meio ambiente. “Recordamos um pouco o que foi a Campanha da Fraternidade 2011 em que a CNBB tinha escolhido a vida do planeta com base em Romanos 8:22 (livro bíblico) que diz que a natureza geme esperando ser resgatada”, citou a militante.

A ex-senadora comentou outros assuntos abordados com o representante da Igreja também voltados para o meio ambiente. “Obviamente falamos dos desafios de como fazer com que a vida seja boa também aqui na terra, respeitando uns aos outros e respeitando a natureza enfim”, disse.

Já Dom Fernando, demonstrou satisfação em ter recebido Marina na Cúria. “Fiquei muito feliz de receber a ex-ministra aqui, e ex-senadora também, pessoa que eu admiro muito e agora tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e tratar um pouquinho das nossas preocupações. Nós falamos um pouco da questão da seca aqui no Nordeste”, declarou o arcebispo acrescentado ter falado ainda sobre questões sociais e religiosas e ainda sobre Suape.

O religioso se colocou a disposição e elogiou a iniciativa da criação do partido Rede e Sustentabilidade. ”Eu pude me inteirar com o projeto da rede que está sendo implementado e acho interessantíssima essa proposta. Estamos dispostos a colaborar na medida do possível para que dê certo o projeto, e consiga o mais rápido possível realizar esse sonho”, afirmou.

Questionada durante entrevista se tinha colhido a assinatura de Dom Fernando, Marina respondeu negativamente, mas elogiou a receptividade do arcebispo. “A manifestação democrática dele já é suficiente. A gente sabe que a igreja tem um papel superpartidário e é bonito porque eu tenho dito que eu não faço do púpito palanque nem do palanque púpito. E isso é muito importante”, argumentou a ex-senadora que ao término da conversa com os jornalistas colheu a assinatura do religioso antes de se despedir.

Agenda – Na programação para o dia de hoje, a ex-ministra passará o final da manhã e o início da tarde cedendo entrevistas a rádios locais. No final da tarde, por volta das 17h30, ela se reunirá com pastores de igrejas evangélicas no hotel onde está hospedada na cidade de Olinda. “Mais tarde vou ter uma conversa com pastores evangélicos e eu faço questão que seja um espaço onde as pessoas saibam que estão indo ali para conversar um assunto político, e não misturar com a igreja”, garantiu.

Na parte da noite, a partir das 18h30, Marina Silva cumprirá a última agenda no Recife. Ela se reunirá com a militância no hotel onde está hospedada.

Assinaturas – Segundo o membro da comissão executiva da Rede Sustentabilidade em Recife, Roberto Leandro, só no debate que a ex-senadora participou nessa quarta-feira (14), na Universidade Católica de Pernambuco foram colhidas cerca de 1.000 assinaturas. Na Cúria, além de Dom Fernando, o presidnete da Comissão Arquidiocesna para a Comunicação Spocial, Pe. Luciano Brito, também asisnou o documento. Para registrar a nova legenda no Tribunal Superior Eleitoral é necessário apresentar ao órgão até o mês de outubro de 2013, 500 mil assinaturas.

COMENTÁRIOS dos leitores