Anistia política será debatida no Sertão

O encontro terá a presença de anistiados de Pernambuco e da Paraíba

qui, 16/05/2013 - 12:51
Divulgação / Assessoria de imprensa A exposição exibe 30 painéis Divulgação / Assessoria de imprensa

As memórias do Regime Militar de 1964 serão discutidas na tarde desta sexta-feira (17), no Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IFET), na cidade de Salgueiro, Sertão do Estado, a partir das 15h. O encontro marca o encerramento da Exposição itinerante do Governo Federal - Anistia e “Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”. 

Após encerramento da exposição em Salgueiro a mostra segue para a Faculdade de Ciências Humanas do Sertão. Participam da Roda de Diálogo os anistiados de Salgueiro: José Carlistrato Cardoso, João Gondim e Fancisco Peixoto e outros ex-presos políticos, como o advogado Francisco de Assis e o jornalista Marcelo Mário Melo. Também virão da Paraíba o anistiado José Emilson Ribeiro e a representante do Conselho de Direitos Humanos, Nazaré Zenaide. O encontro é aberto a estudantes, professores e o público em geral.

No evento será destacada a importância do resgate da história através da exposição, e também do trabalho da Comissão da Verdade em Pernambuco, que mostra a sociedade como foi a luta pela democracia. Paralelo a isso, eles farão um relato do que foi o governo militar, e as consequências que se perpetuam até hoje na vida das vítimas e familiares.  

A  Exposição “Anistia e Democracia: para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça” apresenta 30 painéis, que retrata através de fotografias e depoimentos a repressão e a violência do regime militar. O objetivo da mostra do Governo Federal, que passou também por Brasília e Fortaleza, é colocar a população em contato com a busca pelo direito a memória e a verdade.

 

COMENTÁRIOS dos leitores