Deputados e vereadores debatem mobilidade urbana

A questão também será tratada em outras Casas Legislativas dos municípios da Região Metropolitana do Recife

ter, 21/05/2013 - 20:26

Durante o encontro entre os deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e os vereadores do Recife no fim da tarde desta terça-feira (21), ficou decidido que a questão mobilidade é um tema que será discutido constantemente pela duas esferas de poder. A questão também será tratada em outras Casas Legislativas dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Recife.

Segundo o presidente da Comissão de Mobilidade da Alepe, o deputado Silvio Costa Filho (PMN) a emergência da situação precisa de um diálogo constante com do poder público e a sociedade. “A partir do mês de junho será realizado um conjunto de reuniões para apresentar uma relatoria e cobrar melhorias no transporte coletivo, pois do jeito que está a situação o Recife vai parar e quem perder são os recifenses”, comentou.



O deputado também contou que a Alepe estará promovendo um conjunto de encontros e visitas aos prefeitos dos municípios Região Metropolitana. “Tentamos tratar desse tema de forma metropolitana e o Recife é a primeira cidade a receber essa vista, pois a capital do estado e não poderia ficar de fora dessa discussão”, enfatizou Silvio Costa Filho.



Já o presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), afirmou que há o interesse de se criar uma comissão de mobilidade para se discutir o assunto mais especificamente. “Há uma necessidade com o futuro, por isso se faz necessário um estudo sobre os efeitos que causa a ampliação dos carros no Recife”, ressaltou.



Os deputados estaduais Sílvio Costa Filho e Zé Maurício (PP) foram eleitos presidente e vice-presidente da segunda Comissão Especial de Mobilidade Urbana, que tem por objetivo acompanhar o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB) e ações afins. O colegiado instalado, nesta terça-feira, é composto por dez membros e tem prazo de duração de noventa dias.



O PROMOB - O programa visa à realização de obras de intervenção viárias para promover a melhoria da mobilidade urbana como também à inclusão das populações que não têm acesso ao transporte público, como Corredor Leste/Oeste; Corredor Norte/Sul; 08 Terminais Integrados, Ramal Cidade da Copa, entre outros.

COMENTÁRIOS dos leitores