Campanha sobre biometria será lançada nesta semana

Objetivo da ação é convocar os eleitores para o cadastramento biométrico

seg, 10/06/2013 - 10:44
Antonio Cruz/ABr O processo permite mais segurança na identificação do eleitor Antonio Cruz/ABr

A partir desta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará uma campanha para esclarecimento dos eleitores brasileiros em relação ao cadastramento biométrico. As informações serão veiculadas em emissoras de televisão e de rádio. Outra novidade é a criação de um site que disponibilizará conteúdos sobre o assunto. Apesar de não ter dia definido ainda, a assessoria de imprensa do órgão confirmou que até a próxima sexta-feira (14) a ação já deve estar no ar tanto nos meios de comunicação, quanto na plataforma online.

Segundo o TSE, mais de 23 milhões de brasileiros deverão ser identificados por meio das digitais na hora da votação em 2014. Por isso, 490 cidades de todos os Estados e o Distrito Federal já recadastraram ou vão recadastrar os eleitores biometricamente.

A campanha é composta de dois vídeos e dois spots para rádio e terá duas fases: uma conceitual e uma regional. A conceitual será divulgada nacionalmente para apresentar a biometria a todos os brasileiros, tendo em vista que a meta da Justiça Eleitoral é concluir o recadastramento até o final desta década. Já a segunda fase deverá ser regionalizada, para convocar, naquele determinado período, somente os eleitores dos locais onde está ocorrendo o recadastramento.

Online - Na internet a ação inclui o lançamento de um site que divulgará novidades sobre a biometria, para que o eleitor fique por dentro de todas as notícias acerca do recadastramento biométrico. Na página será possível acompanhar a evolução da revisão biométrica em todo o país, além de conferir as notícias dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e suas peculiaridades. As peças da Campanha da Biometria também poderão ser acessadas na página. 

Recadastramento - Através da biometria, o mesário identifica o eleitor após comparar as impressões digitais do cidadão com as digitais previamente cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica.  A tecnologia elimina a intervenção humana e impede que uma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação, permitindo desta forma um procedimento mais seguro.

Recife - A capital pernambucana é uma das cidades que já iniciou o processo de recadastramento biométrico e terá que cadastrar 1milhão e 200 mil pessoas até o próximo ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE)

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores