Antônio Figueira critica empresas farmacêuticas

Segundo o gestor algumas empresas só têm interesse por licitações de valores altos

ter, 18/06/2013 - 10:07
Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo O secretário de Saúde disse que a indústria farmacêutica tem que ter compromisso Victor Soares/LeiaJáImagens/Arquivo

A audiência pública ocorrida nessa segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), trouxe à tona alguns temas como o cartel de medicamentos divulgados recentemente pela mídia. O evento teve a presença do secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira e de parlamentares da Casa.  

O objetivo do encontro foi apresentar um relatório quadrimestral da Secretaria de Saúde em 2013. Mas, após a exibição, o gestor da pasta se colocou a disposição para perguntas. Um dos assuntos levantados foi o cartel de medicamentos.

O parlamentar Sílvio Costa Filho (PTB) comentou que o governador Eduardo Campos (PSB) criticou recentemente um possível cartel dos medicamentos e questionou o secretário sobre qual caminho decorria a situação. “Nós fizemos um debate com o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Conad) e colocamos a situação que está muito localizada quando há um monopólio ou um oligopólio dos representantes. Estamos organizando uma agenda com o Ministério de Saúde e com representantes dos medicamentos. Estamos ao lado da população”, disse o secretário.

Ainda sobre o cartel de medicamentos, Figueira lembrou dos problemas enfrentados durante as compras por meio de licitação. “A indústria farmacêutica tem que ter esse compromisso. Quando é uma licitação grande as empresas entram, quando não é, não entram”, contou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores