Os fatos da semana na política

Eleições 2014, pesquisa do IPMN, Comissão da Verdade, a ofensiva da oposição sobre Geraldo Julio (PSB) foram alguns dos destaque desta semana

sab, 20/07/2013 - 10:55

Em destaque no cenário político pernambucano nessa semana tivemos a comemoração do primeiro ano de trabalho da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara. O colegiado realizou uma solenidade que contou com a presença do governador Eduardo Campos (PSB). Até o momento 51 casos estão sendo analisados pelo grupo.  O líder socialista também foi extremamente criticado por professores quando afirmou, durante o anúncio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE) que “Pernambuco vai terminar a década tendo a melhor escola pública do Brasil”.

Também nessa semana o prefeito Geraldo Julio (PSB) deu início às discussões sobre as obras do Orçamento Participativo (OP). A gestão socialista deve retomar algumas intervenções do ex-prefeito João da Costa. Nas reuniões entre os delegados do OP e membros da Prefeitura ficou claro o desconforto entre as duas partes. Os primeiros reclamavam da demora na retomada dos trabalhos e os segundos, para se justificarem, tiveram que confessar a falta de planejamento da antiga administração petista. 

A avaliação dos seis primeiros meses do prefeito Geraldo Julio foi bastante criticada pela oposição. A bancada fez um balanço da gestão e acusou a administração socialista de “estelionato político”. Os parlamentares criaram um selo satírico “Foi Geraldo Julio que não fez” se referindo, segundo eles, ao pouco avanço nas obras estruturais da cidade.

As eleições de 2014 também foram destaque nessa semana no Portal Leia Já. O prefeito do município de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), afirmou que seu partido terá um nome para concorrer ao pleito do Governo do Estado. A declaração do socialista foi amenizada pelo senador e pré-candidato ao cargo Armando Monteiro (PTB). O petebista ainda espera um aceno de Eduardo Campos (PSB) para encabeçar a chapa da Frente Popular.

No âmbito nacional, o destaque foi a confirmação do Eduardo Campos de ter tido conversas recentes com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os boatos sobre uma possível filiação do líder socialista ao PT, compondo uma chapa com a presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014, foram negados pelo presidente do PSB

Nessa semana foi divulgada mais uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). O tema da reforma política foi objeto de estudo da entidade. A participação da presidente Dilma Rousseff  (PT) no tema, o papel dos parlamentares e outros questionamentos sobre o projeto foram repercutidos pelo Portal Leia Já.

COMENTÁRIOS dos leitores