Gilson Guimarães desiste do PED para apoiar Leitão

A nova candidata tem o apoio de várias tendências petistas

por Élida Maria seg, 12/08/2013 - 16:19
Cleiton Lima/LeiaJá/Imagens/Arquivo O dirigente do PT acredita que Leitão construa mais independência do partido Cleiton Lima/LeiaJá/Imagens/Arquivo

O anúncio da candidatura da deputada estadual, Teresa Leitão (PT), ao Processo de Eleição Direta (PED) 2013 nesta segunda-feira (12), marcou também a desistência do dirigente nacional e membro do Movimento Lutas e Massas, Gilson Guimarães, de participar da disputa. O petista participou da solenidade de anúncio ocorrida na sede estadual do PT e assim com representantes de outras tendências da sigla, lançou apoio a Leitão. 

Após o anúncio do nome da nova concorrente, Guimarães explicou a decisão de abdicar sua candidatura. “Nós conseguimos realizar um debate que não foi feito em uma reunião só e conseguimos construir um entendimento na questão da democracia partidária, do fortalecimento do PT, da introdução do partido mais forte no interior e questão da transparência. Isso foi fundamental para a gente construir esse diálogo com a candidatura dela”, esclareceu.

Além dos aspectos apresentados pelo dirigente nacional, ele apresentou outros fatores. “Construir um partido mais independente, mas autônomo dos governos, pode ser do nosso, pode ser de outro partido, mas a gente necessita que o poder tenha esta autonomia para poder caminhar organizando os trabalhadores e a luta social” acrescentou.

A candidatura de Teresa Leitão tem também o apoio do ex-prefeito João da Costa, do deputado estadual André Campos, do vereador Osmar Ricardo, do presidente do PT no Recife, Oscar Barreto, do deputado federal Fernando Ferro, entre outros. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores