Marina tem menos de dois meses para oficializar partido

Rede Sustentabilidade tem 250 mil assinaturas válidas, para a legalização da legenda é preciso mais 250 mil

sab, 17/08/2013 - 10:28
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo A ex-senadora afirmou que Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A ex-senadora, Marina Silva, está com o prazo expirando para legalizar o seu novo partido, Rede Sustentabilidade. Durante esta semana Marina se reuniu com alguns representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e suplicou mais celeridade ao processo de certificação das assinaturas necessárias para a criação da sigla. Até agora o partido já entregou 850 mil assinaturas para serem validadas, no entanto apenas 250 mil foram autorizadas pelo cartório. 

Marina tem até o dia 5 de outubro para registrar a Rede, já que ela pretende postular ao cargo de Presidente da República, nas eleições do próximo ano. A presidenciável anunciou que na próxima semana vai entrar com um pedido formal para a criação do seu novo partido, mesmo enquanto a validação é concluída pelos cartórios. De acordo com o líderes do novo partido a Corregedoria que analisa o processo, deveria ter finalizado no prazo de 15 dias, no entanto os apoios já estão sendo verificados há 60 dias.

A presidenciável afirmou, em entrevista coletiva, estar "confiante" de que o partido será criado dentro do prazo. Segundo ela, a Corregedoria deve tomar medidas para acelerar a verificação das assinaturas. "A Corregedora manifestou opinião de que a sociedade não pode pagar o preço. [...] Estamos confiantes de que nosso esforço será honrado e respeitado", ressaltou Marina.

 

COMENTÁRIOS dos leitores