Barbosa defende cooperação e harmonia entre Poderes

Presidente do Supremo Tribunal Federal deixou atritos de lado e ressaltou a importância de diálogo contínuo entre as autoridades

seg, 03/02/2014 - 18:17
Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados Henrique Alves , presidente da Câmara, Renan Calheiros, presidente do Senado, e Joaquim Barbosa mantiveram cordialidade durante a cerimônia no Congresso Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados

Na breve mensagem do Poder Judiciário na abertura do ano legislativo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, minimizou os atritos ocorridos com o Parlamento em 2013 e ressaltou a necessidade de cooperação. “O Judiciário congratula-se com o Congresso no contínuo diálogo e harmonia institucional entre os poderes da República”.

Sobre as ações desenvolvidas em 2013 pelo Conselho Nacional de Justiça, ele destacou a busca por “maior transparência e eficiência, com ênfase ao combate à corrupção e ao estabelecimento de regras voltadas à moralidade dos órgãos da administração pública”.

Segundo ele, essas ações terão continuidade neste ano, assim como o aumento da produtividade e celeridade nos processos, inclusive para os penais, a fim de evitar que as pessoas fiquem presas além das suas penas. “Seguiremos dando respostas aos anseios da sociedade de ter um Judiciário mais célere, que se aprofundará com a institucionalização dos processos judiciais eletrônicos”, frisou.

COMENTÁRIOS dos leitores