Rede prioriza reforma política em programa de governo

Outra área defendida pelo partido é a educação

por Élida Maria seg, 03/02/2014 - 14:14
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Sérgio Xavier garantiu que não faltará inclusão social no programa Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Prestes a participar do evento de apresentação das principais propostas colhidas na plataforma “Mudando o Brasil” juntamente com o PSB do governador Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva (PSB), o atual secretário de Meio Ambiente e membro da executiva nacional do Rede Sustentabilidade, Sérgio Xavier (PV) detalhou a posição local da legenda. Para ele, dentro do documento o principal foto deverá ser a reforma política e a área da educação. 

“A coisa mais importante no documento é fazer uma mudança nas práticas políticas porque a saúde, educação, transporte, desenvolvimento social, tudo isso depende da política”, considera. 

Ratificando a posição anterior, Xavier frisou a importância de se renovar dentro da política. “Se nós não tivermos partidos pensando inovação com uma nova forma de fazer política que não privilegie as velhas práticas - que muitas vezes os processos de fazer corrupção favorecem -, se não mudarmos isso, dificilmente as boas ideias chegam ao poder. Então, a reforma política é fundamental para o Rede/PSB”, pontuou. 

Depois de citar a reforma política, o secretário também considerou a educação como relevante para a sociedade brasileira. “Temos uma grande preocupação com a educação que é ponto de partidos. Sem qualificação, sem capacitação, a gente não muda a realidade. Até para inventar coisas novas é preciso ter gente que pense diferente, que seja capaz de fazer de forma nova”, avaliou.

Sérgio Xavier também alertou para a dependência dos programas sociais ofertados pelo governo federal. “Tem que ter um processo educacional para poder tirar as pessoas desta situação de ter que depender da assistência social. O Bolsa Família é importante e tem que ser mantido, mas é preciso educar essas pessoas para que saiam desta situação de indigência e sejam cidadãos. Inclusão social não vai faltar neste programa”, garantiu.

Documento PSB/RedeAs primeiras diretrizes do programa de governo do PSB/Rede serão apresentadas oficialmente nesta terça-feira (4), em Brasília. Na ocasião, o governador Eduardo Campos entregará ao presidente nacional do PPS e deputado federal, Roberto Freire, o documento para análise e contribuição de seu partido. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores