Senado faz primeira sessão deliberativa com pauta trancada

Até a votação da MP 626/2013 os senadores não vão poder deliberar sobre outro assunto

por Giselly Santos ter, 04/02/2014 - 11:36
Abr/Arquivo Na Ordem do Dia outras duas propostas aguardam ser votadas nesta terça (4) Abr/Arquivo

O Senado Federal realiza, nesta terça-feira (4), a primeira sessão deliberativa do ano. A reunião, que está marcada para às 14h, tem a pauta trancada pela medida provisória (MP 626/2013) que abre crédito extraordinário, no valor de R$ 2,53 bilhões, para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposta tem como relator o senador Wilder Morais (DEM-GO). Enquanto a MP não for votada, o Plenário do Senado ficará impedido de deliberar sobre qualquer outro assunto.

A Ordem do Dia, que inclui os itens pendentes de decisão do Plenário, tem mais duas proposições legislativas: a Proposta de Emenda à Constituição 34/2013, de autoria do senador José Agripino (DEM-RN), e o Projeto de Lei Complementar da Câmara 99/2013.

A PEC 34/2013 estabelece que a criação e a extinção de órgãos da administração pública só poderão ser feitas mediante lei complementar. O relator, senador Francisco Dornelles, apresentou parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pela aprovação. Para ser aprovada, a lei complementar – que é hierarquicamente superior às assim denominadas leis ordinárias – exige quorum qualificado, de no mínimo 41 senadores e 257 deputados federais (maioria absoluta dos integrantes de cada uma das casas).

O PLC 99/2013 também trata de temas ligados à gestão pública, estabelecendo normas financeiras voltadas para a responsabilidade fiscal e dispondo sobre a indexação da dívida dos estados e municípios com a União. O relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), apresentou parecer pela aprovação.

Com informações da Agência Senado

COMENTÁRIOS dos leitores