Deputado protocola documento pedindo veto das organizadas

Torcidas seriam proibidas de ir a clássicos dos times pernambucanos

ter, 11/03/2014 - 17:14
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Requerimento de Betinho Gomes foi encaminhado ao MPPE Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado Betinho Gomes (PSDB) protocolou, nesta terça-feira (11), no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), um requerimento solicitando a proibição do acesso das torcidas organizadas em clássicos no Recife a partir desta quarta (12) até o próximo dia 30 de março, período no qual serão realizados cinco clássicos provenientes de dois campeonatos: Pernambucano e Copa do Nordeste. A medida afeta diretamente as três principais organizadas: Torcida Jovem, Fanáutico e Inferno Coral.

De acordo com o tucano, o objetivo é evitar cenas de violência como as vistas na última semana, quando as equipes do Sport e Santa Cruz se enfrentaram. “É uma ação emergencial, de caráter preventivo, para esse momento crítico de realização de cinco clássicos num período curto”, destaca o parlamentar, acrescentando que, com essa ação, a sociedade ganha um pouco mais de tranquilidade e as autoridades ganham um tempo para buscar soluções a fim de evitar essa violência geral promovida por essas torcidas.

O documento foi recebido pelo promotor do Juizado Torcedor, José Bispo, que se ressaltou a importância da ação do deputado. “Essa iniciativa só reforça a ação do Ministério Público, em agir de forma mais incisiva no combate a essas torcidas organizadas. Dá-nos elementos para embasar uma ação civil pública, pedindo a suspensão das torcidas organizadas – Jovem, Inferno Coral e Fanáutico - por um período de um ano”, declarou o promotor.

Após a entrega, o requerimento segue para análise do juiz Aílton Alfredo, do Juizado do Torcedor. “Nossa expectativa é de que haja um posicionamento ainda hoje, uma decisão com efeito imediato”, complementou José Bispo.

COMENTÁRIOS dos leitores