João Lyra empossa secretários estaduais
No evento, o socialista disse que Campos foi o melhor governador de Pernambuco
O primeiro escalão do novo governador do Estado, João Lyra Neto (PSB), foi empossado nesta segunda-feira (7), no Palácio do Campo das Princesas. A solenidade realizada no Salão Nobre das Bandeiras contou com a presença de deputados federais e estaduais, prefeitos e familiares dos novos secretários e serviu para os socialistas enaltecerem a gestão do ex-governador Eduardo Campos.
A cerimônia iniciou com a nomeação de todos os membros da equipe do novo gestor e, posteriormente, iniciaram as falas. Representando todos os integrantes do governo empossados nesta segunda, o novo secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez, agradeceu o apoio da família e falou dos novos desafios. “Todos nós estamos compromissados em continuar as conquistas implantadas no governo de Eduardo Campos e de João Lyra”, pontuou relembrando ter participado da equipe do ex-governador Miguel Arraes. “Quis o destino que eu adentrasse neste Palácio da mesma forma que outrora”, disse.
Vásquez também elogiou a atuação de Lyra chamando-o de “discreto, leal e dinâmico” e garantiu enfrentar as dificuldades que devem surgir. “Não teremos medo de ousar com o governador João Lyra, por isso, faremos três coisas: enfrentar, combater e vencer as adversidades”, acrescentou.
Representando os prefeitos presentes, como o de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), o chefe do executivo do Recife, Geraldo Julio (PSB), falou em nome dos prefeitos. “Esse é um time de campeão. É gente que joga em todas as funções e eu venho aqui parabenizar”, frisou o socialista.
Quebrando o protocolo do cerimonial em relação a cumprimentar todas as autoridades presentes, o novo governador iniciou o discurso em tom descontraído. “O cerimonial me deu um monte de papéis para cumprimentar todo mundo, mas, como só tenho nove meses e não quatro anos, vou falar apenas o nome de alguns”, brincou.
Destacando a atuação de Campos, Lyra afirmou que o correligionário fez mais do que prometeu. “Se fizer uma retrospectiva de seu empenho em 2006 e reforçando em 2010, ele fez muito mais do que prometeu. Meu reconhecimento e agradecimento. Sem dúvida, ele se consolidou como o maior governador de Pernambuco”, exaltou.
Oposição – Ainda durante sua fala, o governador reforçou o compromisso com o pacto federativo e disse reverenciar a oposição. “Eu respeito muito a oposição e espero que eles tenham a compreensão que Pernambuco teve um crescimento exitoso”, disse.
Secretários – O primeiro escalão de Lyra manteve alguns secretários e substituiu outros que disputarão candidaturas ou atuarão nas campanhas de Paulo Câmara e de Eduardo Campos. Entre as novidades está alguns nomes que já trabalhavam com o novo gestor do Estado como Rubens Júnior, que assumiu a chefia do gabinete do governador, e Evandro Avelar, que deixou a secretaria municipal de Serviços Urbanos de Jaboatão para a Secretaria das Cidades, no lugar de Danilo Cabral, entre outros. Ainda como novidade, será extinta a Secretaria de Governo e criada a Secretaria de Microempresa.
Confira os nomes dos novos gestores – Chefia do gabinete do governador: Rubens Júnior novo; Secretaria de Administração, José Neto; Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos; Secretaria da Casa Civil, Luciano Vásquez, Secretaria das Cidades Evandro Avelar, Secretaria de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, Controladoria Geraldo do Estado, Djalmo Leão, Secretaria Extraordinária da Copa Ricardo Leitão, Secretaria de Cultura, Marcelo Canuto; Secretaria da Criança e Juventude, Pedro Eurico, Secretaria de Defesa Social, Alessandro Carvalho; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo d’Almeida; Secretaria de Educação e Esportes, Ricardo Dantas; Secretaria da Fazenda, Décio Padilha; Secretaria de Imprensa, Ivan Maurício; Secretaria de Infraestrutura, João Bosco; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, Secretaria de Microempresa, Osiris Caldas; Secretaria da Mulher, Cristina Buarque; Secretaria de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio; Procuradoria Geraldo do Estado, Thiago Norões; Secretaria de Saúde, Ana Maria Albuquerque; Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Murilo Guerra e a Secretaria de Turismo, Romeu Baptisma.