G6 oficializa apoio à candidatura de Paulo Câmara

Partidos nanicos estarão ao lado da Frente Popular somente na questão majoritária

por Alex Ribeiro qui, 10/04/2014 - 20:11
Divulgação/Roberto Pereira Coligação é a maior da história do Estado Divulgação/Roberto Pereira

A Frente Popular de Pernambuco conseguiu o apoio de mais seis partidos para as eleições do Governo do Estado nesta quinta-feira (10).  As legendas que formam o chamado G6 - PSL, PRP, PRTB, PSDC, PTdoB e PHS - irão apoiar a postulação de Paulo Câmara (PSB). Até o momento, o grupo conta com a adesão de 17 siglas. PDT, DEM e Solidariedade ainda podem aderir à aliança.

Na reunião desta quinta realizada na sede do PSB, o G6 decidiu estar ao lado da Frente Popular na questão da majoritária. Nas eleições proporcionais – para candidatos a deputados estaduais e federais – o grupo irá se dividir e formar chapinhas. A ideia é ter uma estratégia eleitoral independente para não serem atropelados pelo coeficiente da Frente Popular e do outro grupo formado pelo PT e PTB – que terá o senador Armando Monteiro (PTB) como pré-candidato ao Governo do Estado e o deputado João Paulo (PT)  como postulante ao Senado.

Os outros partidos que estão oficialmente na aliança são o PSB, PMDB, PR, PSDB, PTC, PPL, PTN, PCdoB, PPS, PSD, PV. A união das legendas forma, até o momento, a maior adesão de siglas da história do Estado. Na última eleição de 2012, por exemplo, 17 partidos estavam juntos na candidatura do prefeito Geraldo Julio (PSB).

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes justificou a demora na confirmação de outros partidos na aliança. Segundo ele, a Frente Popular “está mostrando aos partidos a questão da viabilidade eleitoral”. O pessebista ainda afirmou que as conversas com outras siglas – como o DEM, Solidariedade e PDT - estão avançadas.

COMENTÁRIOS dos leitores