Em ano de eleição, Sindicatos exaltam 1° de maio separados

Eventos serão realizados de forma paralela em PE

por Élida Maria qui, 01/05/2014 - 10:58
LeiaJáImagens/Arquivo No Pina, apenas a Força Sindical marcará presença LeiaJáImagens/Arquivo

Em meio à corrida eleitoral e as articulações dos pré-candidatos em prol de alianças políticas, as Centrais Sindicais de Pernambuco irão celebrar o Dia do Trabalhador nesta quinta-feira (1°) de forma distinta. Ano passado, a Força Sindical reuniu vários centrais na Praia do Pina, em Boa Viagem, mas este ano os eventos estão sendo marcados de forma individual.

Em virtude da proximidade do período eleitoral, presidentes de sindicatos e de Centrais Sindicais já apontam o desejo de apoiar determinados postulantes. No entanto, a influência desse fato tem opiniões distintas na visão de sindicalistas. 

Segundo o presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Israel Torres, diferente do ano passado que participou do evento junto a Força Sindical, o motivo principal dele não participar da festividade do 1° de maio este ano, é mesmo por questões políticas. “Esse encontro lá no Pina é mais político. Além disso é Armando Monteiro (PTB) que vai está lá e de maneira nenhuma a gente apoio Armando Monteiro para governador. Isso já é um motivo a mais para não irmos”, esclareceu.

No último sábado (26), Torres bateu o martelo em defesa da candidatura do pré-candidato Paulo Câmara (PSB) e em conversa com a equipe do LeiaJá nesta quarta-feira (30) disse que o senador Armando Monteiro defende apenas os interesses empresariais. “Tivemos apenas uma conversa (sobre o evento no Pina), faz um mês, mas depois houve a adesão da Força à candidatura do ‘patrão’ e do ‘empresário’ e de maneira nenhuma a gente vai apoiar um candidato que vota 100% contra o trabalho, temos princípios e temos lado, e o nosso lado é do trabalhador”, cravou o sindicalista. 

Questionado se as eleições atrapalham a unidade das Centrais Sindicais, o presidente da NCST comentou que irá comemorar o Dia do Trabalhador com algumas empresas e sinalizou positivamente no que concerne a influência da eleição neste período. “É claro que está sendo prejudicada (a festa do Dia do Trabalhador) porque quando existe uma união mostra que o movimento sindical está unido e não apenas em prol dos direitos individuais. Quando se tem mais centrais melhor”, ressaltou. 

Diferente do pensamento de Israel, o presidente da União Geral dos Trabalhadores de Pernambuco (UGT), Gustavo Walfrido – que também defende Monteiro, mas que não participará do evento no Pina – não relacionou a eleição à festividade deste ano. “Não vejo por ai não. Eu vejo que a eleição não interfere nada É mais por uma questão de entendimento até porque se for por candidato eu também vou apoiar Armando. Se for por questões políticas não tem nada ver, é uma decisão de cada central avaliar o seu momento e decidir que vai fazer sozinho ou quando tem que trabalhar em conjunto. Não mistura nada, não atrapalha”, opinou.

Ano passado Walfrido e toda a UGT participaram da ação do 1° de maio na Praia do Pina, mas neste ano, ele revelou celebrará sozinho. “Ano passado nós fizemos em parceria. Esse ano, a Força fez o evento isolado, mas como já fizemos a corrida dos comerciários ao longo de seis anos, este ano a gente fez independente. Eles (a Força Sindical) entenderam que esse ano era melhor fazer sozinho, mas não temos nenhum problema”, explicou, alegando que a Força Sindical disse ter recebido orientação nacional para realização do evento.

Corrida - Para comemorar a data desta quinta-feira (1°), a UGT realizará uma corrida com todos os comerciários. A iniciativa esportiva começará às 7h com concentração em frente ao Sindicato dos Comerciários na Rua da Imperatriz, n° 67, Centro do Recife. Segundo Gustavo Walfrido, haverá dois percursos, um de 10km e outro de 5km e a trajetória passará pela Avenida Rio Branco, Ponto Limoeiro, entre outros locais centrais da capital pernambucana. Ele também contou que os corredores que chegarem do primeiro ao quarto lugar receberão premiações. 

COMENTÁRIOS dos leitores