Em PE, Dilma faz inaugurações e enaltece Lula

A petista se referiu ao ex-presidente como “ilustre nordestino”

por Élida Maria sex, 13/06/2014 - 20:00
Libia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo Na formatura da turma do Pronatec, a petista relembrou o primeiro diploma de Lula Libia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

Em visita a três cidades pernambucanas nesta terça-feira (13), a presidente Dilma Rousseff (PT) usou um discurso voltado principalmente em enaltecer o ex-presidente Lula (PT) e pontuar as ações do Governo Federal. Se dividindo entre inaugurações, formaturas e posteriormente ato político, a petista usou o nome do pernambucano para impressionar e cativar os presentes nas cerimônias, além de detalhar o que a União vem realizando no Estado. 

Na primeira agenda presidencial, a gestora nacional foi inicialmente blindada e defendida pelo ministro das Cidades Gilberto Occhi durante inauguração da Via Mangue, na Zona Sul do Recife. Depois, ela mesma frisou a contribuição da União ao governo de Pernambuco. “O Governo Federal é atacante porque entra com o dinheiro e não pouco não”, cravou, fazendo alusão à Copa do Mundo e citou o nome de Lula. 

Com uma agenda apertada, o segundo compromisso da chefe do executivo foi na cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. No local, ela fez uma visita breve ao Terminal Integrado Cosme e Damião, mas não discursou nem conversou com a imprensa.

O tom de majoritária só voltou na terceira e última agenda institucional. No Centro de Convenções em Olinda, Dilma Rousseff prestigiou a formatura de 1.300 alunos participantes dos cursos do Pronatec. Sempre rodeada de correligionários políticos como os deputados federais Fernando Ferro, Pedro Eugênio e João Paulo, todos do PT, além dos senadores Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB), a presidente voltou a usar o nome de Lula como exemplo de vida. 

“Nós sabemos que temos um pernambucano ilustre, muito ilustre que o primeiro diploma que teve foi de torneiro mecânico e o segundo foi de presidente da República (aplausos). Vocês são da tradição de Lula e isso e muito importante porque o Brasil tem muitos poucos técnicos. Nós só vamos ser uma nação desenvolvida se tiver milhares e milhões feito vocês”, ressaltou a presidente aos formandos. 

Também nesta agenda, Rousseff foi enaltecida por outro representante do Governo Federal, desta vez, o ministro da Educação, Henrique Paim. “Estamos vivendo um momento muito importante. A senhora é a presidente que mais criou oportunidade no Brasil. Estamos fazendo que os jovens brasileiros tenham outra realidade e isso se deve pelas oportunidades que estão sendo dadas no País”, destacou. 

Já Dilma, usando a mesma linha do ministro, também frisou a importância da qualificação com o intuito de ‘encher sua própria bola’. “1.300 formandos. Jovens, mulheres e adultos que se dedicaram e abriram mão, muitas vezes, de buscar uma formação profissional, técnica ou capacitação, e eu quero dizer aqui que o esforço de vocês foi hoje premiado por esse plano que vocês receberam e me deram muito orgulho. Por isso, que eu venho como presidente da República presidir essa formatura. Primeiro porque é algo que vocês conquistaram e eu estou aqui por que nós fizemos uma parceria importante entre o governo estadual e vocês. Nós construímos a oportunidade e vocês usaram a oportunidade para se formar”, discursou a presidente. 

Depois de reforçar a relevância da oferta de qualificação profissional que o curso oferece, a presidente falou em crescimento. “Nós sabemos que o Brasil precisa oferecer cursos. Se estamos querendo que todos cresçam, todos tem que ter a mesma oportunidade. Nós não abrimos as portas, nós as escancaramos”, cravou a petista. 

Ato político – A última atividade que a presidente participará nesta sexta-feira (13) no Recife é uma plenária política em declaração de apoio aos pré-candidatos ao Governo Federal, Armando Monteiro e ao Senado, João Paulo (PT). O evento ocorre num ambiente fechado devido às restrições da Justiça Eleitoral e prevê a participação em massa de políticos aliados a petista, além do ex-presidente Lula (PT). 

 

COMENTÁRIOS dos leitores