Paulo Rubem promete criação do Sistema de Educação Básica

Para o candidato, a iniciativa vai dar suporte aos municípios para a ampliação das escolas de tempo integral

por Giselly Santos seg, 14/07/2014 - 15:29
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo O pedetista reforçou a tese de que a educação é prioridade Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O candidato a vice-governador pela chapa Pernambuco Vai Mais Longe, Paulo Rubem (PDT), afirmou, nesta segunda-feira (14), que, se eleito, ele e o líder da chapa, Armando Monteiro (PTB), vão implantar o Sistema Estadual de Educação Básica. Para ele a iniciativa vai dar suporte aos municípios para a ampliação das escolas de tempo integral.

"Nós vamos criar um Sistema Estadual de Educação Básica para universalizar o acesso das crianças às escolas. Vamos também fazer uma intervenção na formação dos professores, utilizando a UPE. E vamos também constituir o Fundo do pré-sal em Pernambuco para aplicar 100% dos recursos dos royalties na educação", disse em entrevista a uma rádio local.

O Sistema, de acordo com o candidato, prevê incentivos financeiros, administrativos e pedagógicos do Estado aos municípios com o intuito de universalizar o acesso das crianças e jovens às escolas, garantindo também que os alunos concluam todo o ensino médio, evitando a evasão escolar. Em paralelo, o programa propõe constituir o Fundo Estadual dos Recursos do Pré-Sal para destinar todas as verbas oriundas dos royalties do petróleo para o setor em Pernambuco.

"Não se faz política de Estado com ações isoladas. As escolas de tempo integral não podem ser para poucos. Hoje, apenas 44% jovens de Pernambuco terminam o ensino médio até os 19 anos de idade. Pernambuco tem 205 mil crianças e jovens fora das salas de aula", criticou o pedetista.

COMENTÁRIOS dos leitores