PGE recomenda dissolução da coligação PSB-PT na Paraíba

Na Paraíba, o Partido dos Trabalhadores decidiu não seguir o diretório nacional e apoiar o atual Governo

seg, 01/09/2014 - 08:42

JOÃO PESSOA (PB) - O Procurador Geral Eleitoral Rodrigo Janot Monteiro de Barros recomendou, neste fim de semana, a aceitação da coligação entre PT e PMDB e emitiu parecer contra a aliança entre PT e PSB na Paraíba. 

O parecer é resultado do Recurso Especial Eleitoral impetrado pela Coligação Renovação de Verdade, que tem o senador Vital do Rego Filho (PMDB) como candidato a Governador da Paraíba, contra a aliança do PSB, do candidato a reeleição, Ricardo Coutinho, com o PT no Estado.

O procurador diverge da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que alegou que o presidente do PT Nacional, Rui Falcão, não tem legitimidade para falar em nome da Comissão Executiva. “O presidente somente fez valer o que soberanamente foi decidido pelas hostes partidárias”, afirmou Rodrigo Janot.

Segundo o parecer, o PT-PB desrespeitou as diretrizes firmadas pelo diretório nacional quanto à formação de coligação. Para tanto, Janot citou a alegação de que o próprio PT-PB decidiu ser oposição ao atual governo estadual, em reunião realizada em abril.

Além disso, o PT Nacional determinou ao diretório regional da Paraíba o apoio ao PMDB. Por fim, ele afirma que “em tendo havido o desrespeito a diretrizes firmadas pelo diretório nacional, a anulação da deliberação do diretório regional do PT encontra respaldo na Lei das Eleições e na própria jurisprudência dessa Corte Superior”.

O PT paraibano decidiu por coligação com o PSB, indo de encontro ao que determinou o diretório nacional do partido, que declarou união com o PMDB.

COMENTÁRIOS dos leitores