Dilma é cumprimentada por chefes de estado

Entre os telefonemas que recebeu, o da chanceler alemã Angela Markel e o presidente dos Estado Unidos, Barack Obama

qua, 29/10/2014 - 18:15
Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Arquivo Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Arquivo

Após o resultado do segundo turno das eleições deste ano e a confirmação da reeleição de Dilma Rousseff, a presidente recebeu ligações de vários chefes do Estado cumprimentando a petista pela vitória. Nesta quarta-feira (26), Dilma recebeu o telefonema da Chanceler alemã Angela Markel, que elogiou o processo eleitoral do Brasil e demonstrou interesse em fortalecer os mecanismos bilaterais de diálogo e cooperação. 

A presidente brasileira agradeceu a ligação e concordou com a necessidade de impulsionar o trabalho de fortalecimento das relações bilaterais. Ela expressou também a intenção de reunir-se com a Chanceler Merkel à margem da próxima Cúpula do G20 em Brisbane, Austrália.

Durante a semana Dilma recebeu ligações de vários líderes mundiais. Na terça-feira (28), os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Guiné Bissau, José Mário Vaz, cumprimentaram a mandatária. O norte-americano afirmou que pretende continuar a trabalhar com Dilma e espera encontra-la na reunião do G20. Obama disse valorizar a parceria bilateral e vê grandes oportunidades de cooperação. Ele sugeriu que equipes dos dois países "trabalhem os mecanismos existentes para definir a agenda para 2015, estabelecendo as bases para preparação da visita de Estado da Presidenta brasileira aos EUA em momento oportuno".

O Presidente da Guiné Bissau, José Mário Vaz, cumprimentou a Presidenta Dilma pela reeleição e desejou êxito no novo governo.  A Dilma agradeceu os cumprimentos e disse que manterá, no segundo mandato, com alta prioridade as relações com a África.

Na última segunda-feira, a Presidenta Dilma Rousseff recebeu chamadas dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, da Federação Russa, Vladimir Putin, do Peru, Ollanta Humala, da Argentina, Cristina Fernandez de Kirchner, do Paraguai, Horacio Cartes, do Chile, Michelle Bachelet, do Equador, Rafael Correa, da Venezuela, Nicolás Maduro, e da França, François Hollande, além do Primeiro-Ministro da Suécia, Stefan Löfven.

 

COMENTÁRIOS dos leitores