Indicação de Bendine para Petrobras divide opiniões

A confirmação oficial de Aldemir Bendine para comandar a Petrobras deve sair no início da noite

por Giselly Santos sex, 06/02/2015 - 12:24
Montagem/LeiaJáImagens Mendonça Filho diz que a escolha foi “improvisada”, mas Humberto discorda Montagem/LeiaJáImagens

A possível indicação do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, para comandar a Petrobras tem dividido opiniões de parlamentares do governo e da oposição. Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, Bendine é um “quadro preparado” para reorganizar a gestão da estatal. Já para o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho, a escolha foi “improvisada”.

“Não participei das articulações da presidenta Dilma para a escolha, por isso não sei se ela tomou uma decisão que é definitiva ou ainda temporária. Mas Bendine é um técnico qualificado e preparado, acho que com ele estão dadas as condições de reestabelecer a força da Petrobras”, avaliou Humberto Costa.  

Em contrapartida, Mendonça Filho afirmou acreditar que a petista levou em consideração a “conveniência política” e vai manter o nível de aparelhamento da estatal. "Essa escolha de Aldemir Bendine foi uma decisão improvisada. Bendine tem uma gestão contestada no Banco do Brasil com denúncias de irregularidades durante sua direção no banco", observou o líder. 

Uma dessas denúncias, segundo o parlamentar, diz respeito ao suposto favorecimento de um empréstimo de quase R$ 3 milhões a socialite Val Marchiori. Para o democrata, a Petrobras “precisa de um grande nome do mercado externo para sanear e resgatar a credibilidade da empresa", não de alguém “imerso em denúncias”. 

Rebatendo o oposicionista, Humberto Costa negou qualquer falta de idoneidade de Bendine. “Isso não é fato, ele é uma pessoa que a presidenta sempre contou para os seus planos no governo”, rebateu. “Ele era um dos nomes cotados para uma eventual mudança no BNDES. Ele é um bom gestor, um quadro com atuações de sucesso”, revelou o líder do PT. 

A confirmação oficial de Aldemir Bendine para comandar a Petrobras deve sair no início da noite, logo após o fechamento da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). 

COMENTÁRIOS dos leitores