Deputados defendem reforma política fatiada

Parlamentares, como o deputado Henrique Fontana (PT-RS), acreditam que desta vez a reforma será aprovada

por Giselly Santos ter, 03/03/2015 - 17:35

Durante a audiência pública promovida nesta terça-feira (3) pela Comissão Especial de Reforma Política sobre sistemas eleitorais, alguns deputados defenderam que reforma política seja fatiada. O presidente do grupo, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que essa é uma possibilidade e que o plenário da comissão é que iria decidir. 

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), um dos que defendeu o “fatiamento”, acredita que os trabalhos da comissão devam resultar em pelo menos dois textos a serem levados ao Plenário da Câmara: uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de lei. Relator da reforma política na legislatura passada, Fontanta acredita que desta vez a reforma será aprovada.

Corroborando Fontana, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) disse que cada ponto da reforma que for aprovado será um grande avanço. “Cada vez que se quis colocar em votação a reforma política como um todo foi para inviabilizá-la”, disse. Ele criticou a ideia de plebiscito sobre a reforma. Para ele, a reforma trata de questões que podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

*Com informações da Agência Câmara

COMENTÁRIOS dos leitores