Câmara emite carta a consulado para obter vistos de alunas

Na carta, em inglês, enviado as autoridades dos EUA, o governador externou o tamanho da conquista das estudantes pernambucanas

por Élida Maria qui, 25/06/2015 - 20:08

O governador Paulo Câmara (PSB) interviu ao Consulado dos Estados Unidos para viabilizar a concessão de visto para a viagem de alunas da Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, únicas representantes de toda a América Latina na final do Technovation Challenge. Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz embarcaram no último domingo (21) para São Francisco. 

A documentação das meninas já havia sido entregue no Consulado dos Estados Unidos e as taxas pagas, mas, no dia da entrevista, tudo foi cancelado devido a um problema que ocorreu no sistema de concessão de vistos dos EUA em todo o mundo. Os americanos tentaram, mas não teve jeito para emitir os vistos. Diante da problemática, o socialista se ofereceu para ajudar. Disse que estava disposto a fazer o que fosse necessário e a iniciativa foi enviar uma carta pessoal do governador para o cônsul dos Estados Unidos. 

Na carta, em inglês, Paulo externou o tamanho da conquista das estudantes pernambucanas e o quanto essa participação seria importante para o futuro das meninas. O consulado voltou à carga, em contato com a Embaixada em Brasília e também com Washington e na última sexta-feira (20), as estudantes foram chamadas para o Consulado com toda a documentação e, apesar de continuarem a dizer que não podiam garantir nada, as esperanças cresceram. No sábado de manhã (o embarque foi no domingo), o Consulado ligou e pediu que fossem buscar os passaportes com o visto.

Paulo Câmara conheceu o projeto no último dia 26 de maio, quando recebeu as alunas em seu gabinete no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, ele afirmou que as estudantes são um "orgulho para Pernambuco". “São com exemplos como esse, de dedicação dos gestores, professores e dos alunos, que superamos os desafios e continuamos no caminho certo; no caminho de ter uma educação cada vez mais de qualidade e moderna, que chega a todos. E que também produza alunos mais dedicados aos novos tempos, criando ferramentas que vão ser úteis para toda uma geração", enalteceu.

Apoio - Para a viagem, a Secretaria de Educação forneceu kits, seguros de saúde e cuidou dos demais detalhes necessários ao embarque das alunas. O campeonato foi criado para incentivar meninas a seguirem carreira em áreas relacionadas à tecnologia. Alunas dos cursos de Multimídia e Programação da unidade estadual, em Boa Viagem, as jovens desenvolveram um aplicativo batizado por elas de The Last Drop (A última gota), que trata da importância da preservação de água. O objetivo da ferramenta é de conscientizar crianças entre de 6 a 12 anos sobre o uso da água. O jogo pode ser acessado pelo celular (Androide), computador, tablet e notebook.

Disputa - As estudantes da ETE Cícero Dias vão enfrentar cinco equipes: três dos Estados Unidos, uma da Nigéria e outra da Índia. O grupo vencedor será premiado com de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil. Para o segundo semestre, o desafio das estudantes será incrementar o jogo e colocar nele outras informações sobre a água. O game também ganhará aplicativo para o sistema IOS.

COMENTÁRIOS dos leitores