Petrobras vai retomar operação da Refinaria Abreu e Lima
Em reunião com o governador Paulo Câmara, dirigentes da estatal apresentaram os planos de investimentos com previsão de conclusão para dezembro de 2018
O diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino Ramos e o consultor da direção da empresa, Armando Sérgio Prado de Toledo, confirmaram nesta quarta-feira (8), em reunião com o governador Paulo Câmara (PSB), que a estatal vai retomar os investimentos para colocar em plena operação a Refinaria Abreu e Lima (Rnest). A conclusão do empreendimento foi fixada para dezembro de 2018 e receberá mais US$ 1,4 bilhão em investimentos.
No último dia 1° de junho, Câmara tinha ido a São Paulo para conversar com a direção da Petrobras sobre a retomada do projeto. Para ele, a notícia do retorno da obra é boa para Pernambuco e para e economia do país. “É fundamental que a Refinaria Abreu e Lima seja concluída e consiga trabalhar a pleno vapor. É importante não apenas para Pernambuco, mas também para a economia brasileira, que precisa voltar a crescer e criar empregos”, avaliou.
Com a continuidade dos investimentos, a Petrobras pretende, ainda neste segundo semestre, dar início a testes de longa duração, garantindo as emissões ambientais, para aumentar a capacidade de produção da Rnest de 74 mil barris por dia para 120 mil. O cronograma dos testes será definido pela equipe técnica da refinaria, que, a partir de agora, inicia discussões para elaborar esse calendário.
“Há um esforço para que as equipes da Petrobras e do Governo do Estado busquem implementar todas ações para que a gente obtenha os melhores resultados da Refinaria”, explica Jorge Celestin. “E a Petrobrás agora está trabalhando no planejamento de continuidade das obras”, completou.
Pela manhã, os executivos da Petrobras estiveram na Rnest para apresentar o novo plano de negócios aos funcionários. Também participaram da audiência, os secretários estaduais Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e Márcio Stefanni (Fazenda).
Refinaria - Localizada em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco, a Abreu e Lima ocupa uma área de 6,3 km2 no Complexo Industrial e Portuário de Suape. Quando estiver em plena operação a unidade terá capacidade para processar 230 mil barris diários de petróleo, em dois trens de refino (conjuntos de unidades), ambos com capacidade de processamento de 115 mil barris por dia.
A Rnest é a refinaria com a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel S-10 (teor de enxofre 10 ppm – partes por milhão) prevista para os dois conjuntos de unidades é de aproximadamente 26.000 m2. Além de diesel, a refinaria produz nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo, óleo combustível e coque.