João Paulo assume comando da Sudene na terça-feira (28)

Posse do novo superintendente da autarquia está agendada para as 10h30. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (PP), participa da cerimônia

por Giselly Santos sab, 25/07/2015 - 17:00
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Nomeação foi publicada no DOU desta terça (21) Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

O ex-deputado federal João Paulo (PT) assume, na próxima terça-feira (28), o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A cerimônia acontece na sede da autarquia, no Engenho do Meio, às 10h30. De acordo com a assessoria de imprensa, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi (PP), confirmou presença. Além dele, governadores, senadores, deputados federais e estaduais e outras lideranças políticas também estarão presentes. 

João Paulo assume a Sudene após meses de espera pela nomeação, que aconteceu na última terça-feira (21). Ele substituirá José Márcio Maia que esteve à frente da autarquia desde abril de 2014. A indicação do ex-prefeito do Recife para o cargo foi feita por unanimidade pelo Diretório Estadual do PT e por lideranças políticas da base aliada do governo. João Paulo já foi membro do Conselho Deliberativo da Sudene, em 2008, quando era presidente da Frente Nacional de Prefeito (FNP) e prefeito do Recife 2001/2008.

Em entrevista ao Portal LeiaJá esta semana, o petista afirmou que vai nortear a gestão dele a partir de três prioridades, entre elas o resgate da credibilidade do órgão diante dos estados. “Resgatar a força política da Sudene no Nordeste, tentar negociar a execução dos programas de ações e implantar uma gestão inovadora com o fortalecimento técnico da gestão vão ser as minhas prioridades”, adiantou o novo superintendente. Para isso, inclusive, João Paulo pretende inicialmente se reunir com os governadores dos estados que integram a Superintendência. O primeiro deles deve ser o de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Além de Pernambuco, também integram a Sudene os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Piauí e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

Movimento contrário -  Na semana passada, um grupo integrante do Movimento Vem Pra Rua fez uma mobilização contra a indicação do ex-prefeito para o comando da Superintendência justificando que alguém com as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) não poderia assumir um cargo público. As contas da Prefeitura do Recife de 2005 foram rejeitadas pelo TCE no último dia 1º.

COMENTÁRIOS dos leitores