Krause lança site para monitorar promessas de Paulo Câmara

A ferramenta online intitulada de Monitora Pernambuco fiscalizará os compromissos de campanha do governador

por Élida Maria qui, 27/08/2015 - 16:33

Com uma atuação "neutra" e postura de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada estadual Priscila Krause (DEM) lançou, na tarde desta quinta-feira (27), uma plataforma online para monitorar as promessas de campanha do governador Paulo Câmara (PSB). O site intitulado como "Monitora de Pernambuco" foi apresentado à imprensa no Plenarinho da Alepe.

A ferramenta de fiscalização é inspirada no "Monitora Recife" e tem o objetivo de acompanhar os mais de 150 compromissos feito pelo socialista, durante campanha eleitoral em 2014. “Além dos parlamentares, é importante que a população também acompanhe (as promessas de campanha). Faz parte do exercício da cidadania que vem sendo aprimorado cada vez mais, inclusive através da nova tecnologia de informação”, pontuou. 

Indagada sobre as áreas que devem ser priorizadas, Krause afirmou que isso será determinado pelas ações governamentais. “A plataforma é alimentada a partir das ações do Governo do Estado. Se eles priorizam educação, os compromissos sobre educação no Monitora terão uma atualização maior. A gente vai alimentar o sistema na medida que o governo for transformando os compromissos em realidade”, detalhou.

Presente no lançamento no plataforma online, o líder da oposição na Alepe, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), fez vários elogios a Priscila Krause e falou da importância da ferramenta para os parlamentares oposicionistas. "Sem dúvida alguma será mais um instrumento para a gente poder, cada vez mais, mostrar o Pernambuco de verdade que a gente tem procurado mostrar aos pernambucanos", destacou. 

O site lançado pela deputada estadual será atualizado mensalmente e permitirá que a sociedade interaja com a plataforma. Além disso, os internautas podem acompanhar, por região, o andamento das ações em todo o Estado. 

PEC - Durante o lançamento do Monitora Pernambuco, a democrata lembrou que tramita na Casa Joaquim Nabauco, desde maio deste ano, uma Proposta de Ementa à Constuição Estadual (PEC 03/2015) solicitando que o governo institua um programa de metas, como já existe nas cidades de São Paulo, João Pessoa, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "O programa tem como objetivo instituciolanizar o mecanismo de responsabilização e prestação de contas do poder Executivo Estadual. Nesse programa de metas junta, inclusive, a peça orçamentária que é enviada para a Alepe e é aprovada", explicou a deputada. 

Ainda segundo Krause, no programa de metas do governo deve colocar os compromissos, prioridades e ações que foram pactuadas, ainda duranta a eleição. "Vai ter critérios quantitativos dentro de indicadores econômicos, sociais e ambientais para que a população acompanhe o desenlvover deste programa", reforçou. A PEC ainda vai ser avaliada pela Comissão de Legislação Constituição e Justiça, Administração e Cidadania e Direitos Humanos. 

*Com colaboração de Giselly Santos

COMENTÁRIOS dos leitores