Comissão da Verdade ouve deputados cassados

Na audiência, marcada para a próxima terça-feira (24), prestam depoimento Dorany Sampaio, Egydio Ferreira, Luiz Andrade, Maurílio Ferreira e Waldemar Borges Filho

por Giselly Santos ter, 17/11/2015 - 11:13
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Sampaio também será ouvido pela Comissão da Verdade Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Resistência política e cassação de mandatos. Este é o viés da primeira sessão pública promovida pela Comissão da Verdade pernambucana para apurar as ocorrências de violações aos direitos humanos contra deputados pernambucanos à época da repressão (1964-1985). Na audiência, marcada para a próxima terça-feira (24), prestam depoimento Dorany Sampaio, Egydio Ferreira Lima, Luiz Andrade de Lima, Maurílio Ferreira Lima e Waldemar Borges Filho.

Acusados de subversão ao regime, os parlamentares tiveram os mandatos cassados e os direitos políticos suspensos por uma década. Atuam nas investigações da relatoria temática Fernando Coelho, coordenador geral da CEMVDHC, além de Áureo Bradley e Roberto Franca, sub-relatores e membros do colegiado pernambucano.

>>> Em entrevista ao LeiaJá, Donary Sampaio fala do período da Ditadura Militar

Eleitos deputados estaduais na legislatura de 1966, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Egydio Ferreira Lima, Waldemar Borges Filho, Dorany Sampaio e Luiz Andrade de Lima sofreram perseguições políticas pela atuação na Assembleia Legislativa pernambucana. Fato semelhante ocorreu com o ex-deputado federal pelo PMDB, Maurílio Ferreira Lima, alvo de retaliações impostas pelo governo Costa e Silva, que culminou, no final de 1968, no exílio na Argélia por uma década.

COMENTÁRIOS dos leitores