TRE faz parceria para reforçar recadastramento biométrico

Exército começou a colaborar no processo em vários municípios pernambucanos

por Naiane Nascimento seg, 07/03/2016 - 17:20
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Exército auxilia nos trabalhos na RMR e cidades do interior Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

Para agilizar os trabalhos realizados pela equipe do Tribunal Regional Eleitoral, foi fechada uma parceria com o Exército brasileiro para que os militares pudessem colaborar no processo de recadastramento biométrico. 

De acordo com o TRE, uma vistoria foi realizada pela Comissão de Biometria de Pernambuco (Coimb) nos principais postos do recadastramento biométrico de Paulista e Olinda, atendendo pedido do presidente do TRE-PE, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva. A Comissão verificou os postos no Shopping North Way, em Paulista, e as unidades do Expresso Cidadão no Varadouro, na Central de Bairro Novo e no Fórum em Olinda.

Entre os objetivos da ação, está a certificação sobre o fluxo de eleitores nos postos. Nos locais, as equipes serão formada por 18 estagiários, dois servidores por dia e, agora, dez homens do exército.

O TRE explica que os atendimentos são feitos por agendamento e sempre que possível por encaixes, atendendo diariamente 400 pessoas. Dada a intensa procura pelo recadastramento, é possível que uma nova sala seja aberta no próximo dia 15 de março. 

Olinda

Segundo o TRE, a preocupação está voltada para o recadastramento dos olindenses. Ao todo, apenas 50% do eleitorado recadastrou as digitais para as próximas eleições. O órgão afirma que no Expresso Cidadão estão disponíveis 13 guichês, e todos eles estão funcionando. O atendimento está sendo feito por agendamento e também pela distribuição de senhas pela parte da manhã.

Durante a vistoria do Coimb foi verificado que no Posto do Varadouro, estão disponíveis 14 guichês e 13 estavam atendendo, porque um deles foi encaminhado para conserto. Já na Central de Atendimento de Bairro Novo, oito guichês estão disponíveis para o atendimento e o movimento também estava grande e com filas. Ainda foi avaliado o movimento no Fórum de Olinda, onde estão disponíveis 10 guichês, e todos eles também estavam realizando atendimentos e ainda há a possibilidade de encaixe até as 17h45. 

O Tribunal espera que com a inclusão dos militares no trabalho de recadastramento, o processo seja agilizado nestes municípios. 

Interior

O Exército também já começou a integrar a equipe nos termos de Garanhuns: Jupi, Jucati, Paranatama, Brejão. Os militares também ocuparam a função em cidades como Vitória de Santo Antão e Petrolina. 

COMENTÁRIOS dos leitores